Junta de Freguesia Oleiros - Amieira integra utentes em formação
A Junta de Freguesia de Oleiros – Amieira está a desenvolver parcerias com algumas entidades públicas e privadas, tendo em atenção que “ser oficialmente responsável tornou-se um compromisso estratégico das organizações, devido às preocupações com as disparidades e desigualdades sociais que se continuam a verificar. Este procedimento não se limita ao cumprimento das imposições legais, mas implica ir mais além dessas obrigações sendo, portanto, uma atitude voluntária”.
Assim, atualmente, através da Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Castanheira de Pera (CERCICAPER), a Junta recebeu uma utente que ali irá desenvolver uma parte da sua formação, sendo que “daremos prioridade ao desenvolvimento do trabalho em equipa, à integração social e ao aproveitamento das suas competências académicas”.
A junta adianta ainda que “está para breve a integração de outro utente, que irá desenvolver a sua formação a tempo inteiro, nas nossas instalações. Neste caso, serão realizadas tarefas de arquivo, organização de espaços e trabalho colaborativo com todos os trabalhadores da autarquia, respeitando as suas capacidades e as limitações”.
Os planos de trabalho para cada um destes cidadãos são da responsabilidade da CERCICAPER. A Junta acolhe, acompanha e articula o trabalho de cada um com aquela instituição.
Estas parcerias entre entidades, têm como objetivo que os beneficiários adquiram competências profissionais que permitam que mais facilmente se integrem no mercado de trabalho e na sociedade e consigam ainda alguma autonomia financeira. Com estas integrações prevê-se sempre o bem-estar e a inclusão da população, nomeadamente nas situações de incapacidade e vulnerabilidade sociais.