Edição nº 1812 - 4 de outubro de 2023

NO PRÓXIMO SÁBADO, 7 DE OUTUBRO
Arrebita Idanha Bio regressa à Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha

A Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha, no Concelho de Idanha-a-Nova, recebe, no próximo sábado, 7 de outubro, a quarta edição do Arrebita Idanha Bio.
Na agenda de foodies, produtores, festivaleiros e amantes da gastronomia, o Arrebita Idanha Bio apresenta 14 chefs e projetos de restauração de todo o País.
Os cozinheiros são desafiados a utilizarem produtos biológicos, da Região e do País, num trabalho artesanal e criterioso em conjunto com pequenos produtores com produção biológica, certificados. Um repto abraçado por todos os participantes, num compromisso de evolução, nas próximas edições, para um festival de gastronomia que se quer 100 por cento bio e sustentável. Tanto mais, que Idanha-a-Nova, a primeira Bio Região do País, acaba de receber o prémio da União Europeia da Melhor Bio Região da Europa.
Depois do sucesso do Arrebita Portimão, no Algarve, há duas semanas, o Arrebita Portugal chega a Idanha-a-Velha para mais uma edição única do festival de gastronomia mais democrático e acessível do País, sendo que a entrada é livre e os pratos de todos os chefs, alguns com estrelas Michelin, tem o custo único de 6,5 euros.
Integram o elenco do Arrebita Portugal chefs distinguidos pelo Guia Michelin, como Vincent Farges, do Épur*, de Lisboa; Gil Fernandes, da Fortaleza do Guincho*, de Cascais; e Julien Montbabut, do Le Monument*, do Porto, que vão estar a cozinhar ao vivo e a cores, ao lado, quem sabe, da D. Beatriz, a padeira e guardiã do forno comunitário da aldeia.
A eles, juntam-se outros projetos de cozinha de autor e criativa, alguns da Região, como o Old School, de Medelim, que envolve empreendedores de Lisboa e criativos locais, e o Monsanto Café Bistro, da Aldeia Histórica de Monsanto.
Mas a festa da gastronomia em movimento não ficaria completa sem Michele Marques, do Mercearia Gadanha (Estremoz, Alentejo), Filipe Ramalho, do Pateo Real (Alter do Chão, Portalegre), João Guedes, do Flora Food & Wine,(Viseu), Rui Rebelo, do Terraço Editorial (Lisboa), a dupla Joaquim Sáraga Leal, Os Papagaios, e Hugo Brito, do Boi Cavalo (ambos de Lisboa), Ruben Santos, A Casa do Gadanha (Estremoz), Lídia Brás, do Stramuntana (Vila Nova de Gaia) e Ricardo Machado, do Bairro do Avillez (Lisboa).
A Cepsa, parceiro do Arrebita Portugal, volta a dar gás, e voz, à gastronomia portuguesa e chama ao palco a chef Michele Marques, Filipe Ramalho, Joaquim Sáraga Leal e Ruben Santos para um programa de showcookings ao longo do dia.
A animação vai ficar a cargo do DJ B.Riddim, da Guarda, das Adufeiras do Rancho Etnográfico de Idanha-a-Nova e da banda Tukariouppa BBU Fanfare, de Almeida.
Desde sempre diretamente ligado à comunidade e às pessoas da Região, este ano o Arrebita Idanha Bio está integrado no programa da iniciativa Idanha a 1000, da Filarmónica Idanhense, com o apoio da Câmara de Idanha-a-Nova, que engloba várias áreas e temas e acontece por todo o Concelho.
A festa começa às 12 horas e prolonga-se até às 23 horas e a entrada é livre.

04/10/2023
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video