NO AUDITÓRIO DO IPDJ
ETEPA comemora 31 anos a formar e a qualificar
A Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense (ETEPA) comemorou, na passada quinta-feira, 12 de outubro, no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Castelo Branco, o 31.º aniversário, sob o lema 31 anos A Formar e a Qualificar.
Na cerimónia, o diretor pedagógico da ETEPA, João Ruivo, destacou que “este é uma escola familiar” e dirigindo-se aos alunos, sublinhou que “é para o vosso bem-estar”, uma vez que “estamos sempre ao vosso dispor, abertos ao diálogo”.
João Ruivo que conclui que “este é um momento para conviver entre cursos, entre professores”.
Por seu lado, o presidente da ACICB – Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa, Sérgio Bento, começou por afirmar que “a Câmara de Castelo Branco é o braço direito da ETEPA; da ACICB”, para realçar que “em meios com menor densidade populacional, como o nosso, tem uma importância ainda maior”.
Sérgio Bento aproveitou ainda a ocasião para elogiar o papel desempenhado pela diretora financeira da ETEPA, Lurdes Batista, bem como de Alfredo da Silva Correia, que foi um dos fundadores, para salientar que “a ETEPA não seria a escola que é sem os alunos e os professores que já passaram e os que estão” e deixar “os parabéns aos alunos que vão receber os prémios de mérito”.
Presente na cerimónia, o vice-presidente da Câmara de Castelo Branco, Hélder Henriques, garantiu que a ETEPA “é uma instituição que responde às necessidades da Região, mas também do País e de outros horizontes que se vão colocando”.
Hélder Henriques realçou também que “esta instituições, em territórios como o nosso, são instituições que têm que trabalhar em parceria” e assegurou que “a Câmara apoia quem precisa, pois está ao lado das instituições”.
Dirigindo-se aos alunos desafiou-os “a gostar de estar aqui. Divirtam-se, aproveitem a cidade, os equipamentos que têm ao dispor” e lançou o desafio no sentido que “acreditem em cada um de vós. Aproveitem o saber dos professores”.
Tudo, para rematar com “os parabéns à ETEPA e a quem teve o rasgo de antecipar a importância desta escola para Castelo Branco”.
Em dia de festa o programa incluiu a entrega dos diplomas de mérito aos alunos que concluíram o curso no ano letivo 2022/2023. Assim, no Curso de Comunicação, Marketing e Relações Públicas foi distinguida Fátima Luciana; no de Artes Gráficas, Bruna Antunes; no de Animador Sociocultural, Adriana Lourenço; no de Gestão de Equipamentos Informáticos, Guilherme Santos; e no CEF – Operador de Fotografia, Gabriel Soares.
A cultura também marcou presença, com o Váatão, sendo que no final cada aluno recebeu um kit escolar e, claro está, que não faltou o bolo de aniversário.
António Tavares