Município nomeado para dois prémios de Cinema de Turismo
O Município de Castelo Branco foi nomeado para dois prémios no Art&Tur - Festival Internacional de Cinema de Turismo, que realiza nas Caldas da Rainha de 24 a 27 de outubro, com a autarquia a destacar que “as nomeações de Bordado de Castelo Branco e de Gastronomia Regional, celebram a excelência do município na promoção e preservação das suas ricas tradições culturais”.
A Câmara de Castelo Branco recorda que “o Bordado de Castelo Branco é uma arte tradicional que se destaca pela sua beleza e riqueza de detalhes”, para realçar que “este reconhecimento através da nomeação no Festival Art&Tur é um testemunho da dedicação do Município de Castelo Branco à preservação e promoção deste património cultural inestimável” e acrescenta que “a nomeação do Bordado de Castelo Branco também reflete o compromisso contínuo da autarquia com a sua candidatura no âmbito das Cidades Criativas da UNESCO, na categoria de Artesanato e Arte Popular. A possível inclusão nesta rede global de cidades criativas destaca, ainda mais, a importância deste bordado icónico e contribui para a sua sustentabilidade a longo prazo”.
Por outro lado, é avançado que “o Bordado é um exemplo notável da habilidade das artesãs locais, e é caracterizado por uma paleta de cores suaves, predominantemente em branco, apresentando motivos florais e geométricos complexos, bem como figuras humanas e animais estilizados”.
No que respeita à nomeação de Gastronomia Regional, a Câmara relembra que “a gastronomia de Castelo Branco é uma fusão de sabores tradicionais da Beira Baixa, influenciada pela cozinha portuguesa no geral, tendo no borrego um dos pratos mais cobiçados”, sendo que “a região é famosa pelos queijos, sendo o Queijo de Castelo Branco um dos mais conhecidos. É um queijo de pasta mole, geralmente servido com pão e compotas”. Assim, defende que “a categoria de vídeos de Gastronomia Regional do Festival Art&Tur reconhece a riqueza culinária de Castelo Branco, que combina tradições locais com sabores autênticos. A nomeação neste domínio reforça o papel central que a gastronomia desempenha no turismo local e destaca a sua contribuição para a experiência única que Castelo Branco oferece aos visitantes”.
O vice-presidente da Câmara e coordenador da candidatura à Rede das Cidades Criativas da UNESCO, Hélder Henriques, afirma que “ o Município de Castelo Branco agradece ao Art&Tur Festival Internacional de Cinema de Turismo pela honra das nomeações e à comunidade local pelo seu compromisso em preservar e enriquecer o nosso património cultural e gastronómico. Estas nomeações são um incentivo para continuarmos a trabalhar incansavelmente na promoção do nosso município como um destino turístico de excelência” e assegura que “estamos empenhados em continuar a colaborar com a comunidade local, artistas e artesãos para garantir que Castelo Branco mantenha a sua riqueza cultural e gastronómica viva e vibrante para as gerações futuras”.