Edição nº 1814 - 18 de outubro de 2023

Sertã acolhe X Festival Ibérico de Teatro

A Casa da Cultura da Sertã e o Cineteatro Tasso do Clube da Sertã recebem, de sexta-feira a domingo, 20 a 22 de outubro, a décima edição do Festival Ibérico de Teatro. Com o apoio da Câmara da Sertã, esta iniciativa apresentará peças de teatro em Português e Espanhol, numa organização conjunta da Federação Portuguesa de Teatro, Escenamateur (Confederación de Teatro Amateur), Clube da Sertã e A.Com.Te.Ser - A Companhia Teatral da Sertã.
Durante três dias, cinco companhias de teatro amador da Península Ibérica, levam à Sertã várias peças de teatro, numa iniciativa que regressa à Sertã após esta vila ter acolhido em 2021 a oitava edição. A entrada nos espetáculos é gratuita, estando sujeita a apresentação de bilhete, que poderá ser levantado antecipadamente na Casa da Cultura da Sertã ou no Cineteatro Tasso do Clube da Sertã.
No primeiro dia de festival, na próxima sexta-feira, 20 de outubro, às 21 horas sobe ao palco do Cineteatro Tasso La Paz del Douro, uma coprodução luso espanhola de Jesús Manchón. Esta peça conta a história de Tawny, um humilde viticultor farto das invasões romanas, a viver em Cale, na foz do Douro, que sonha com uma vida calma e pacífica. Para a alcançar, irá passar por várias peripécias com o objetivo de obter para o seu povo a paz que tanto almejam.
No segundo dia de festival, sábado, 21 de outubro, às 16 horas, o Cineteatro Tasso terá em cena La Casa de Bernarda Alba, do espanhol Federico Garcia Lorca, pela companhia Skené Teatro, oriunda do País Basco. Bernarda Alba, a personagem que dá título a esta peça, é uma viúva que irá impor o seu luto de oito anos às próprias filhas, no entanto, a impossibilidade de saírem de casa não será impedimento do romance entre a filha mais velha, Angustias, e Pepe. A história adensa-se quando Adela, a irmã mais nova, se apaixona pelo futuro marido da irmã.
A segunda peça de teatro do dia, subirá ao palco da Casa da Cultura, às 21 horas, trata-se da peça Pecado de João Agonia, de Bernardo Santareno, pela ACAL – Associação Cultural e Artística de Lourosa. A história de João Agonia, recebido como herói mas com um segredo escondido, é envolta num misticismo que será desvendado com o desenrolar da peça. Apesar da história decorrer no início da década de 1960, mantém-se atual, principalmente do ponto de vista social, partindo do pressuposto de que a liberdade nunca deixará de ser uma utopia ideológica de cada um.
Domingo, 22 de outubro, às 16 horas, a Casa da Cultura recebe a peça espanhola Retablo de la Avaricia, la Lujuria y la Muerte, que traz à cena a revolta de uma rapariga contra o desejo da sua mãe em vender o seu corpo a um judeu rico. Esta peça, de Ramon Maria del Valle Inclán encenada pela companhia Teatrópodo da Extremadura, apresenta os ambientes de corrupção, luxuria, avareza e morte de forma mágica.
A encerrar o Festival Ibérico de Teatro, às 21 horas, no Cineteatro Tasso entrará em cena o espetáculo Até que a boda nos separe, de Laura Avelar Ferreira, pelo Grupo Dramático e Recreativo da Retorta. Esta peça conta a história de duas famílias, do noivo e da noiva, que só se conhecem no dia do casamento. Esta peça remete para a desumanidade, recordando a falta de empatia e tolerância a que a sociedade se habituou, confrontando o espetador com a facilidade com que julga e acusa o próximo. A peça fala também de amor, enquanto solução e arma que combate quase tudo.
Realizado anualmente, alternando entre Portugal e Espanha, o Festival Ibérico de Teatro tem como premissas mostrar o que de melhor se faz de teatro de amadores na Península Ibérica, enaltecendo o trabalho das companhias, ao mesmo tempo que proporciona reconhecimento público, partilha e intercâmbio de espetáculos e experiências, aproximando as companhias de ambos os países.

18/10/2023
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video