João Belém
A HISTÓRIA REPETE-SE ……
Se queremos progredir, não devemos repetir a história,
mas fazer uma história nova.
Mahatma Gandhi
Sim, constatamos que em alguns aspetos a história tende a repetir-se.
Isso ocorre porque os seres humanos têm padrões de comportamento e tendências que se repetem ao longo do tempo. Além disso, muitos eventos históricos são influenciados por fatores como política, economia e cultura, que também têm ciclos e tendências. No entanto, é importante ressaltar que a história nunca se repete exatamente da mesma forma, pois cada época apresenta suas peculiaridades e características únicas.
Assim, nesse sentido tomo a liberdade de vos deixar um extrato do discurso de Albert Camus, escritor e ensaísta francês, apresentado na cerimónia de receção do Prémio Nobel da Literatura em 1957.
“Cada geração, sem dúvida, acredita estar destinada a refazer o mundo. A minha sabe, porém, que não fará isso de novo. Mas a sua tarefa talvez seja maior. Consiste em evitar que o mundo se desmorone. Herdeira de uma história corrupta onde se misturam revoluções falhadas, técnicas enlouquecidas, deuses mortos e ideologias exaustas, onde poderes medíocres podem hoje destruir tudo, mas já não sabem convencer, onde a inteligência foi rebaixada a ponto de se tornar serva do ódio e opressão, esta geração teve que, em si e em torno dela restaurar, apenas a partir das suas negações, um pouco do que constitui a dignidade de viver e de morrer.
Perante um mundo ameaçado de desintegração, onde os nossos grandes inquisidores correm o risco de estabelecer para sempre os reinos da morte, ela sabe que deveria, numa espécie de corrida louca contra o tempo, restaurar entre as nações uma paz que não seja a da servidão, mas a da conciliação do trabalho e da paz refazendo com todos os homens uma arca da aliança.
Não é certo que alguma vez consiga cumprir esta imensa tarefa …. “
Em suma, utilizar a repetição da história em benefício do presente envolve aprender com o passado, identificar padrões e tendências, valorizar o património cultural, fortalecer a identidade e promover justiça e igualdade.
Convém refletir sobre isto …….