Edição nº 1820 - 29 de novembro de 2023

NATAL EM CASTELO BRANCO É FÁCIL GOSTAR
Sexta-feira é o primeiro dia de Natal

O programa Natal em Castelo Branco é fácil gostar, dinamizado pela Câmara de Castelo Branco, em parceria com a ACICB – Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa, tal como a Gazeta do Interior já noticiou na edição da semana passada, começa na próxima sexta-feira, 1 de dezembro, e prolongar-se-á até dia 31 de dezembro.
Na apresentação da programação, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, adiantou que o Mercadinho de Natal, que terá como palco parte da Avenida Nuno Álvares e o estacionamento localizado no centro cívico, conta com 60 barraquinhas e revelou que este ano se manterá aberto na semana entre o Natal e o Ano Novo.
Leopoldo Rodrigues adiantou igualmente que “na Aldeia do Pai Natal, localizada no jardim com a estátua de Amato Lusitano, os mais pequenos poderão descobrir a Floresta Encantada, onde se esconde a casa do Pai Natal”. Ao lado, no antigo Passeio Verde, “a Oficina dos Duendes estará instalada no grande iglu, onde não faltarão atividades e muita brincadeira, com ateliers de pintura, desenho, culinária, entre outros”.
O autarca frisou também que “pela primeira vez teremos uma pista de gelo, que ficará instalada no espaço verde entre a Câmara e o Mercado Municipal”.
Claro está que não faltará o habitual Comboio de Natal e na “escadaria da Câmara será montado o Palco Mágico, que acolherá os concertos de Natal.
Num “mês de alegria e muita animação”, Leopoldo Rodrigues destacou ainda outros pontos como, por exemplo, a inauguração, dia 9 de dezembro, da exposição Magia de Natal, na sala do centro cívico, junto aos bares, com árvores e prendas feitas pelos alunos dos agrupamentos de escolas em colaboração com os Serviços Educativos da Câmara.
No que se refere ao primeiro dia do programa, a próxima sexta-feira, 1 de dezembro, as atividades começam às 11 horas, com a cidade a encher-se de cânticos de Natal, tradições e reencontros. Às 17 horas abre o Mercadinho de Natal, acendem-se as luzes em toda a cidade e dão-se as boas vindas a esta época festiva, com a música de Natal em Castelo Branco é fácil gostar, cantada por Pedro Afonso, que é membro do grupo albicastrense Norton. Às 19 horas, ao som do Coimbra Gospel Choir, comem-se filhós e bebe-se cacau quente.
No próximo sábado, 2 de dezembro, chega o Pai Natal, no seu trenó, puxado por renas e acompanhado pelos duendes ajudantes e muitas outras personagens.
Ao longo do mês serão muitas as iniciativas, havendo a destacar, entre outras, que nos fins de semana, de 7 a 17 de dezembro, às 21h30, no Palco Mágico, haverá concertos natalícios, com a atuação da Orquestra Típica Albicastrense, do Orfeão, do Grupo de Cordinhas da Beira Baixa, das Mirpuri Twins, do Coro InMezzo, entre outros.
No dia 22 de dezembro, no Cine-Teatro Avenida, realiza-se o concerto Christmas, um espetáculo à luz das velas.
No dia 23 de dezembro é a despedida do Pai Natal, sendo que a partir das 21h30, de realiza o concerto de Viola Beiroa.
Na noite de Natal, o destaque vai para os madeiros espalhados pelos adros das igrejas da cidade.
Com a aproximação do Natal chega também o Sorteio de Natal – Do Comércio Local é fácil gostar, sendo que entre 1 de dezembro deste ano e 15 de janeiro de 2024, nos estabelecimentos aderentes, os clientes receberá um vale por cada 20 euros de compras. O sorteio realizar-se-á dia 19 de janeiro, com o primeiro classificado a receber cinco mil euros, o segundo três mil euros e o terceiro dois mil euros. Do quarto ao 14.º sorteado, inclusive, o prémio é de mil euros, do 15.º ao 28.º, inclusive, é de 750 euros; do 29.º ao 45.º, inclusive, é de 500 euros; do 46.º ao 65.º, inclusive, é de 200 euros; e do 66.º ao 125.º é de 100 euros.
De referir que de 8 a 23 de dezembro também decorrerá o Concurso de Montras – Das Montras de Natal é fácil gostar. Na categoria A Montra mais fácil gostar, o primeiro prémio é de dois mil euros, o segundo de 750 euros e o terceiro de 500 euros, sendo que a classificação será determinada em função do maior número de gostos através da página de Facebook da Câmara. Nas categorias A Montra +Original e A Monstra +Sustentável, o primeiro prémio é de mil euros, o segundo de 750 euros e o terceiro de 500 euros, sendo que nestas categorias a classificação será determinada por um júri.
António Tavares

29/11/2023
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
tituloNoticia
09/05
Afonso CarregaCentro Nacional de Cultura, Lisboa
09/05
MilhanasCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
09/05 a 11/05
10/05
Passeio de motasRua do Pombal, Idanha
10/05
Tarde de Tertúlia Casa do Arco do Bispo, Castelo Branco
tituloNoticia
11/05
XIII Passeio  Pedestre  - Rota de S. MartinhoAssociação Juvenil Ribeiro das Perdizes, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video