SESSÃO DISTRITAL DE CASTELO BRANCO
Parlamento Jovens Secundário apura representantes para a sessão nacional
O auditório dos serviços de Castelo Branco do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) acolheu, dia 11 de março, a sessão distrital de Castelo Branco do Ensino Secundário do Programa Parlamento dos Jovens, onde se tomaram as deliberações ao nível do Círculo Eleitoral de Castelo Branco e se elegeram os deputados à sessão nacional, que se realiza na Assembleia da República, nos dias 27 e 28 de maio.
Na sessão participaram 17 escolas com 54 deputados, tendo sido eleitos para representarem o Círculo Eleitoral de Castelo Branco a Escola Secundária Frei Heitor Pinto, da Covilhã com Rui Vaz como porta-voz e Guilherme Torgal; a Escola Secundária Amato Lusitano, de Castelo Branco, com Francisco Soares e Maria de Castro; a Escola Secundária da Sertã, com Mariana Pereira e Margarida Ribeiro.
As escolas suplentes são a Escola Profissional Agostinho Roseta, com Maria Ribeiro e João Godinho; e o Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, com Ana Silva e Maria Pereira.
O tema proposto pelo Círculo Eleitoral de Castelo Branco à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência para debate no próximo ano letivo é O futuro da agricultura em Portugal.
Refira-se que no Distrito de Castelo Branco, o Programa Parlamento dos Jovens envolveu 19 escolas. Votaram nas listas candidatas 2.376 alunos, em 5.103 eleitores inscritos e 320 alunos de 86 turmas participaram em 32 listas.
A mesa que conduziu a sessão distrital foi constituída pelo presidente, Nuno Miguel Martins, da Escola Secundária do Fundão; pela vice-presidente Milena Nave, da Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense (ETEPA); e pelo secretário Leonardo Bento, da Escola Secundária Nuno Álvares, de Castelo Branco.