Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1844 - 15 de maio de 2024

António Tavares
Editorial

O Dia Internacional dos Museus é comemorado no próximo sábado, 18 de março. Ou seja, aproveitando o facto de ser um dia de fim de semana, logo com mais tempo livre, esta é uma oportunidade de visitar um museu, ou mais, e ficar a conhecer o que ele tem para revelar. E verá que pode descobrir muito, porque os museus são locais de conhecimento.
Os museus têm a capacidade de fazer os visitantes viajar no tempo, assumindo-se como um desafio à descoberta da história, nas mais variadas áreas. Ou seja, nas salas de um museu podemos compreender melhor aquilo que fomos e como chegamos aqui, o que é de extrema importância para o que seremos, pois o passado encerra sempre ensinamentos vitais.
Ou seja, muito ao contrário do que se poderá pensar, um museu não é um local morto, do passado. Um museu é sim em espaço vivo. É verdade que está firmemente ligado ao passado, mas o quê ou quem não tem um passado que muitas vezes desconhece.
O que não falta, um pouco por todo o País, são museus, desde os mais pequenos aos maiores, mas todos eles com uma história para revelar. Aquele museu, à porta do qual passamos todos os dias, mas nunca entramos, pode, afinal, ser a descoberta de uma vida. Por isso, no próximo sábado, ou noutro dia, porque todos os dias são bons, tome a decisão de entrar neste ou naquele museu: Certamente vai ver que não se arrepende e ao fim da visita verá que ficou a saber mais, possivelmente aquilo que nem sequer sonhava.

15/05/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
03/05 a 16/06
EscapeGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
12/04 a 30/06
Memória de abril - 50 Anos DepoisCasa de Artes e Cultura do Tejo, Vila Velha de Ródão
15/05 a 23/06
Percursos, Retrospetiva de António CarmoCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
15/06
ClepsydraLivraria Livros Tintos, Fundão
tituloNoticia
16/06
Feira Mensal de ColecionismoAvenida Nuno Álvares, Castelo Branco
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video