Cidade comemora Foral de 1214
A Outrem - Associação de Defesa do Ambiente e Património, com o apoio da Câmara de Castelo Branco, da Junta de Freguesia de Castelo Branco, da Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém, da RVJ Editores e da Diocese de Portalegre e Castelo Branco - Paróquia de S. Miguel da Sé, promove na próxima sexta-feira e sábado, 4 e 5 de outubro, na Ermida de Nossa Senhora de Mércoles, em Castelo Branco, as Comemorações do Foral de Castelo Branco, que têm como objetivo homenagear o mestre Pedro Alvito, mestre Templário dos Três Reinos (Portugal, Castela e Leão), que concedeu o primeiro foral a Castelo Branco em 1214, e à história da cidade. Do programa destaca-se o I Torneio a Cavalo de Castelo Branco, que é uma estreia na cidade. O Torneio é organizado pelos Cavaleiros & Falcoeiros de Ribadouro, que têm realizado torneios em Portugal e no estrangeiro, tendo já ganho vários torneios internacionais.
A missa em honra de Mestre Pedro Alvito é outro dos destaques do programa.
Para além dos Cavaleiros & Falcoeiros de Ribadouro, a animação é garantida pelos Trotto Saltarelo, Espadas de Santa Maria da Feira, Hoste de São Mamede e Espadas de Santa Maria do Castelo.
No recinto de Nossa Senhora de Mércoles será montado um arraial medieval, com acampamento e antigos ofícios.
O programa começa na próxima sexta-feira, 4 de outubro, às 19h15, com as Conversas à roda de Mestre Pedro Alvito e Castelo Branco, que será uma ceia medieval.
No próximo sábado, 5 de outubro, as atividades começam às 14 horas, com a abertura do espaço medieval. A partir das 14h30 realiza-se um cortejo medieval e às 15 horas é celebrada uma missa em honra do mestre Pedro Alvito. Para as 16 horas está marcada a abertura da liça e às 16h10 é prestado um tributo ao mestre Pedro Alvito. Às 16h20, o mestre de liça, D. Jorge de Ribalessa, abre hostilidades, seguindo-se o combate apeado e o torneio a cavalo.