Edição nº 1870 - 20 de novembro de 2024

Festival de Vinhos e Licores de São Miguel d’Acha soma novo êxito

A aldeia de São Miguel d’Acha, no Concelho de Idanha-a-Nova, recebeu, dias 9 e 10 de novembro, a 10ª edição do Festival de Vinhos e Licores coorganizado pelo projeto Idanha-a-1000, Câmara de Idanha-a-Nova e Junta de Freguesia de São Miguel de Acha, com o apoio do Turismo de Portugal. Foram dois dias em que se aproveitou o melhor do São Martinho, com degustações de vinhos, licores e produtos regionais, num ambiente repleto de música e animação cultural.
No dia 10, comemorou-se o Dia Internacional do Enoturismo, com uma programação especial de provas de vinhos, palestras e atividades dedicadas ao enoturismo e à produção local.
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, destacou a qualidade das gentes e dos produtos, ao afirmar que, “aqui, onde a terra e as tradições se encontram, temos o orgulho de dizer que as nossas gentes e os nossos produtos são do melhor se faz por aí. Cada sabor, cada gesto, cada criação carrega a dedicação e a autenticidade da nossa gente, que trabalha com o coração e respeita o saber antigo, mantendo vivo o espírito do nosso concelho. É essa qualidade única e inigualável, nascida de uma profunda ligação às nossas raízes, que nos torna verdadeiramente especiais”.
Por sue aldo, a presidente da Junta de Freguesia de São Miguel d’Acha, Ana Cristina Geraldes, avançou que “agradecemos profundamente a todos os envolvidos na realização deste festival. É com enorme orgulho e alegria que acolhemos este evento na nossa freguesia, um momento de celebração e união que só foi possível graças ao empenho e à dedicação de cada um. Este festival não é apenas uma festa, mas uma manifestação viva da nossa cultura e do nosso espírito de comunidade. Obrigado a todos que, com trabalho e coração, contribuíram para tornar este festival ainda mais bonito. Estamos honrados em partilhar esta experiência e receber cada visitante de braços abertos. Juntos, fazemos desta festa um marco inesquecível”.
No que se refere ao concurso de licores realizado no decorrer do Festival, o primeiro prémio foi para o Licor de Limão, da Gingeropes, de São Miguel de Acha; o segundo para o Licor de Eucalipto, de António Alexandre, de São Miguel de Acha; e o terceiro para o Licor de Mel, de Koem Delux, do Rosmaninhal.

20/11/2024
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video