Schreiber Foods e Prosolia Energy aceleram a transição energética
A Prosolia Energy, produtora de energia verticalmente integrada e líder europeia em energias renováveis, consolidou a sua parceria com a multinacional de lacticínios Schreiber Foods Portugal com a conclusão da segunda fase do seu projeto de autoconsumo na unidade de produção de Castelo Branco, completando assim esta instalação de energia renovável. Esta iniciativa representa um passo significativo na aposta pela transição energética da multinacional do setor dos lacticínios, reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade e com a redução da sua pegada de carbono.
Nesta segunda fase foram instalados 858 painéis solares na cobertura da unidade industrial, que, somando aos 459 implementados na primeira fase, concluída em 2023, elevam o total para 1.317 painéis. Assim, o projeto irá gerar 1.077 MWh anuais de energia limpa para autoconsumo.
Com esta instalação, a empresa avança na autossuficiência energética das suas unidades de produção de iogurtes e leites fermentados, contribuindo para reduzir o seu impacto ambiental e os seus custos energéticos. Esta solução descarbonizada permitirá uma redução nas emissões de CO₂ superior a 500 toneladas anuais, o equivalente à captura de carbono de cerca de 3.138 árvores.
Pedro Pereira da Silva, country manager da Prosolia Energy em Portugal, realça que “este projeto consolida a nossa parceria com a Schreiber Foods e reafirma a nossa capacidade de oferecer soluções inovadoras e eficazes que impactam diretamente a sustentabilidade das empresas”. Acrescentou ainda que “este é um exemplo de como as empresas do setor alimentar podem contribuir para a transição energética por meio de soluções renováveis sob medida. Este modelo minimiza a dependência da rede e protege a empresa face às flutuações dos preços da energia”.
Por seu lado, Pedro Sequeira, plant manager da Schreiber Foods em Castelo Branco, destacou que “estamos muito satisfeitos com a expansão deste projeto de autoconsumo energético. A nossa experiência anterior com a Prosolia Energy foi fundamental para dar continuidade a esta colaboração, que nos permite avançar para um modelo mais sustentável ao lado de um líder do setor. Deste modo, avançamos na nossa estratégia de reduzir as emissões de CO₂ com a descarbonização das nossas operações industriais, enquanto melhoramos a nossa competitividade no mercado”.
Recorde-se que a Schreiber Foods é uma multinacional líder do setor de lacticínios, com uma forte presença global e mais de 10 mil colaboradores em quatro continentes. É líder em marcas próprias de queijo creme, queijo natural, queijo processado, bebidas e iogurtes. Na sua unidade em Castelo Branco, a empresa tem uma capacidade produtiva de 200 toneladas diárias de produtos lácteos.