Capela de Foz do Giraldo inaugurada após obras de requalificação
As obras de beneficiação da Capela da Nossa Senhora da Nazaré, em Foz do Giraldo, na Freguesia de Orvalho, Concelho de Oleiros, foram inauguradas dia 28 de dezembro.
A beneficiação foi possível graças a um protocolo entre a Paróquia e a Câmara de Oleiros, tendo esta última suportado o custo total das obras.
As intervenções consistiram no tratamento e reboco do telhado, pintura e colocação de iluminação interior e exterior, instalação do sistema eletrónico que aciona o toque no sino e ainda na ampliação do sistema sonoro de difusão da missa para o exterior.
No final da eucaristia, os agradecimentos foram unânimes por parte da Paróquia e da Junta de Freguesia do Orvalho, pelo facto da Câmara ter respondido com prontidão ao pedido de apoio para a preservação do edifício, com o padre José António Gonçalves a realçar que “este é um dia importante no sentido de termos trabalhado em conjunto e desta forma ter sido possível resolver os problemas estruturais desta linda capela”.
Para o presidente da Junta de Freguesia do Orvalho, Luís Roque, “a obra dignifica e prestigia a comunidade e o Concelho de Oleiros”.
Por seu lado o presidente da Câmara de Oleiros, Miguel Marques, afirmou que “esta capela é mais do que um simples edifício religioso, é um símbolo da nossa história e identidade como comunidade” e acrescentou que “o Município orgulha-se deste notável legado patrimonial e cultural que ainda possuímos. Esta capela na Foz do Giraldo é disso exemplo”
No altar foi representada uma peça de teatro pelos jovens de Orvalho intitulada O meu Cristo partido, baseada no conto de Ramón Cué, sobre a história de um padre colecionador de crucifixos.
A inauguração terminou com um almoço-convívio no pavilhão gimnodesportivo.