Edição nº 1883 - 19 de fevereiro de 2025

Nuno Fazenda questiona ministra da Saúde

O deputado do Partido Socialista (PS) Nuno Fazenda, eleito pelo Círculo Eleitoral de Castelo Branco, questionou, na passada quarta-feira, 12 de fevereiro, a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, no Parlamento, sobre o facto de Castelo Branco ser o único distrito que não foi contemplado com nenhuma vaga para médicos de família.
Recorde-se que no passado dia 26 de dezembro foi publicado um despacho assinado pela ministra da Saúde que estabelecia a contratação de 225 médicos de família, no qual o Distrito da Castelo Branco foi o único que não teve a atribuição de qualquer vaga. Os deputados eleitos pelo PS pelo Distrito, questionaram por escrito a ministra sobre esta situação. Não tendo sido obtida resposta até ao momento, o deputado Nuno Fazenda voltou a insistir em audição parlamentar, questionando “por que razão o Distrito de Castelo Branco foi o único distrito do País que não foi contemplado com qualquer vaga para contratação de médicos de família”.
Nuno Fazenda questionou ainda “quais foram os critérios para esta decisão e se o Governo estava disponível para corrigir esta falha”.
Em resposta às questões colocadas, a ministra da Saúde considerou o sucedido um “lapso da nossa parte, que tenho de admitir, haver zero vagas”, tendo reconhecido “que não pode ser assim” a não atribuição de qualquer vaga ao Distrito de Castelo Branco.
Nuno Fazenda realça que “questionámos, insistimos e hoje (12 de fevereiro) tivemos o reconhecimento do erro por parte do Governo e o compromisso da ministra de corrigir esta lacuna no futuro concurso agendado para maio. Estaremos atentos para que não haja mais nenhum lapso com a Beira Baixa”.
Aproveitando a audição da ministra da Saúde  no Parlamento, o deputado “saudou e agradeceu” aos anteriores conselhos de administração da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco e da Unidade Local de Saúde da Cova da Beira, “pelo seu trabalho em prol da saúde das populações da Beira Baixa, e, em particular, ao anterior presidente da ULS da Cova da Beira, João Casteleiro, um médico com uma longa carreira amplamente reconhecida no País e na Região, que dedicou toda a sua vida profissional à causa da Saúde e do Serviço Nacional de Saúde (SNS), sempre com elevado nível de profissionalismo, competência e humanismo”.

19/02/2025
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
24/07
A Noite dos VisitantesRua do Espírito Santo, Medelim
25/07
Bia maria e JAFUIPEDROAlcáçova do Castelo de Castelo Branco
26/07
Feira Despacha BagagemPraça 25 de Abril, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video