Tejo Internacional tem novas protetoras com as guardiãs da natureza
A Rede de Guardiãs da Natureza, um movimento de mulheres pelo clima e pelo desenvolvimento sustentável do mundo rural, foi apresentado dia 4 de abril, em Medelim, no Concelho de Idanha-a-Nova.
É um projeto promovido pela associação Business As Nature e financiado pelo Fundo Ambiental/Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), para promover o envolvimento e capacitação das mulheres como guardiãs e defensoras da sustentabilidade no meio rural.
O projeto desenvolve-se em territórios que incluem áreas inseridas na Rede Nacional de Áreas Protegidas, nomeadamente o Parque Natural do Tejo Internacional, onde a rede já envolve mais de 25 guardiãs da natureza e tem como parceiro local a Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul (ADRACES).
A Rede de Guardiãs da Natureza contribuirá para implementar modelos de gestão mais próximos de quem está no território, permitindo o reconhecimento do valor do património natural e da biodiversidade por parte das comunidades locais e da sociedade em geral, como fundamentais para o desenvolvimento do País.