Edição nº 1899 - 11 de junho de 2025

ELETROCONVULSIVOTERAPIA DISPONÍVEL DESDE 2 DE JUNHO
HAL inaugura Unidade de Tratamentos Avançados de Saúde Mental

A Unidade de Tratamentos Avançados (UTAv) de Saúde Mental, do Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Saúde Mental do Hospital Amato Lusitano (HAL) da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), iniciou a sua atividade dia 2 de junho, com a disponibilização da técnica de Eletroconvulsivoterapia, na qual é utilizada a estimulação elétrica para o tratamento de múltiplas doenças mentais resistentes. Prevê-se igualmente, a disponibilização da administração de fármacos inovadores, como a escetamina, para o tratamento da depressão resistente.
Após acautelar a resposta aos utentes da ULSCB, a UTAv pretende ainda dar resposta a outras regiões do País. Pretende-se assim, posteriormente, a inclusão na rede de referenciação do Serviço Nacional de Saúde (SNS), uma vez que esta Unidade poderá realizar tratamentos especializados a doentes fora da área de influência desta instituição, contribuindo para a melhoria do modelo de financiamento, através dos fluxos in, desta unidade local de saúde.
Esta unidade, como é adiantado, “ tem como objetivo a disponibilização de tratamentos inovadores que permitem dar resposta a utentes com doença mental resistente ou cujo tratamento farmacológico se revelou ineficaz ou contraindicado. Tem também como objetivo a produção de investigação científica com base nos dados clínicos obtidos, promovendo a formação de alunos de Medicina, de Enfermagem e internos de especialidades médicas sobre as indicações e benefícios dos tratamentos disponibilizados”.

11/06/2025
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video