COM SUBMISSÃO DA CANDIDATURA JUNTO DA COMISSÃO EUROPEIA
Processo para a certificação do Cabrito Estonado está em curso
O VII Capítulo da Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado de Oleiros realizou-se dia 14 de junho e ficou marcado pela entronização de cinco novos confrades, num gesto simbólico de continuidade e reforço do compromisso com a preservação e valorização do Cabrito Estonado. Os convidados foram recebidos com um pequeno-almoço no Jardim Municipal de Oleiros, onde puderam saborear iguarias típicas da região, como as tradicionais filhós.
A sessão solene realizou-se no Pavilhão Multiusos e começou com uma homenagem a Carménio Nabais, confrade desde 2019, falecido em maio, recordado por Cristina Garcia em representação da Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado de Oleiros.
Cristina Garcia realçou que “o esforço da nossa confraria tem permitido reforçar a notoriedade deste prato, incentivando a adoção de boas práticas na sua confeção e promovendo a excelência junto dos restaurantes locais. Ao mesmo tempo, tem gerado valor económico e turístico para o Concelho, ajudando a atrair visitantes que procuram experiências gastronómicas autênticas”.
Durante a cerimónia, o presidente da Câmara de Oleiros, Miguel Marques, também confrade, destacou a importância do Cabrito Estonado como símbolo distintivo, ao afirmar que “o Cabrito Estonado tem sido um grande embaixador de Oleiros. É, felizmente, um ex-libris que atrai visitantes ao longo de todo o ano, que procuram os nossos restaurantes para degustar esta iguaria. Agradeço profundamente a todos os nossos estabelecimentos que mantêm vivas as melhores práticas de confeção deste prato tão nosso”.
O autarca anunciou ainda que o processo de certificação do Cabrito Estonado está em andamento, com a associação responsável já formalmente constituída e revelou que “estamos prestes a dar um novo passo importante, com a submissão da candidatura à Comissão Europeia”.
Refira-se que embora existam referências a este prato noutros pontos do País, é em Oleiros que reside a sua origem, identidade e autenticidade, técnicas de confeção preservadas ao longo de gerações e enraizadas na tradição local.
A sessão contou ainda com a presença de Miguel Castanheira, em representação da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, e de Filipe Rosa, em representação do Conselho Europeu de Confrarias.
A cerimónia de entronização foi animada pelo Grupo de Cavaquinhos do Estreito.
Após a cerimónia e a habitual troca de lembranças entre confrarias, seguiu-se um desfile pelas ruas de Oleiros.
O encontro terminou com um almoço em que o Cabrito Estonado foi o protagonista, encerrando com o corte do bolo comemorativo do evento.
Recorde-se que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado de Oleiros realizou o seu primeiro capítulo em maio de 2016 e conta atualmente com cerca de 70 confrades.