CERTAME REFORÇA TURISMO COM NOVA IMAGEM E MAIS EXPOSITORES
Bispo, António Zambujo e Marisa Liz animam Feira do Pinhal
A Feira do Pinhal regressa a Oleiros entre esta quinta-feira, 31 de julho, e domingo, 3 de agosto. Com um número crescente de expositores interessados, a edição deste ano contará com cerca de 125 participantes, dos quais 16 estarão presentes pela primeira vez. O artesanato continua a ser uma das âncoras do certame, com a Câmara de Oleiros a apresentar 65 expositores dedicados a esta área, incluindo 10 novos artesãos, “ficando ainda muitos em lista de espera”, como revelou o presidente da Câmara de Oleiros, Miguel Marques, durante a apresentação oficial do programa.
Para além do artesanato, a Feira do Pinhal contará com a participação de diversos agentes económicos do Concelho, reforçando o seu papel enquanto dinamizadora da economia local.
Miguel Marques adiantou que “este ano foi construída uma cobertura permanente na zona da restauração, que dará também resposta a outros eventos futuros”. O espaço contará com três restaurantes, cinco tasquinhas e vários produtores do setor agroalimentar, com destaque para o tradicional Cabrito Estonado.
O Palco Raízes continuará a ser um ponto central da Feira, recebendo atuações do Grupo de Cavaquinhos do Estreito, Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros, o espetáculo Acordeando, Tuna da Academia Sénior de Oleiros, Grupo de Danças e Cantares Etnográficos do Grupo de Amigos Incondicionais do Orvalho (GAIO) e Banda da Sociedade Filarmónica Oleirense.
No Palco Principal, com início dos espetáculos à meia-noite, os cabeças de cartaz são Bispo, António Zambujo e Marisa Liz.
A 23.ª edição da Feira do Pinhal terá como tema central a valorização dos ativos turísticos do Concelho, desde o património material e imaterial às experiências únicas que Oleiros tem para oferecer.
Na Feira do Pinhal a Câmara vai também apresentar a nova identidade visual do setor do Turismo, criada pela empresa Lobby Films, que também é responsável pelo filme promocional Oleiros, deixa-te abraçar. Na apresentação da nova logomarca o vice-presidente da Câmara, Paulo Urbano, destacou que “o Turismo tem hoje um peso fundamental no nosso território, e por isso justificava-se esta distinção”.
O símbolo, em forma de O, representa o gesto de um abraço entre duas pessoas. O tom azul-petróleo remete para a água dos rios e ribeiras, a floresta envolvente e os meandros do Rio Zêzere e do Miradouro do Zebro, com Paulo Urbano a concluir que “a nossa marca de Turismo reflete a visão estratégica do Município, o trabalho realizado nos últimos anos e a ambição para o futuro, com o slogan Oleiros, deixa-te abraçar”.