Edição nº 1911 - 10 de setembro de 2025

PASSADO E PRESENTE DE MÃOS DADAS
Glamour dos Vestidos de Chita enche Parque da Cidade

O Parque da Cidade de Castelo Branco foi o cenário de uma noite de glamour no passado sábado, 6 de setembro, com o Concurso dos Vestidos de Chita organizado pela Câmara e pela Junta de Freguesia de Castelo Branco. Uma noite que marcou o retomar e o retorno ao local de origem de uma iniciativa que no século passado era das mais aguardadas na cidade e que, regra geral, marcava o final das Festas da Cidade. Assim, foram muitas as pessoas que não quiseram perder a oportunidade de assistir ao espetáculo que neste regresso teve um palco novo, logo à entrada do Parque da Cidade, porque o espaço no qual se realizava no passado, no palco-ecrã junto à antiga pista de patinagem deixou de existir depois da intervenção do Programa Polis.
Ao longo da noite não faltou animação, nomeadamente musical, como acontecia noutros tempos, com a atuação dos Cavaquinhos de Castelo Branco e do Musicalbi.
Mas as estrelas da noite foram, sem dúvida, os vestidos de chita, com o passado a marcar presença, uma vez que o desfile Memória de Chita permitiu voltar a ver 10 vestidos com mais de 60 anos, que marcaram os desfiles de outros tempos.
De regresso ao presente o Concurso de Vestidos de Chita contou com a participação de 20 modelos, distribuídos pelos escalões A, dos seis aos 12 anos; B, dos 13 aos 19 anos; e C, com mais de 19 anos.
Na categoria Associações/Organizações o primeiro lugar foi para a Associação Desportiva e Cultural de Taberna Seca, na segunda posição ficou a Associação Juvenil Ribeiro das Perdizes e o terceiro lugar do pódio foi ocupado pela Associação das Violetas Para Todos.
Na categoria Modelos a vencedora foi Daniela Soares, seguida de Maria Clara Barata e Jerusa Vada.
Já na categoria Costureira/Modista a vitória foi para Catarina Gonçalves Cruz, com o segundo lugar a ir para Olga Carina Freixo e o terceiro para Margarida Martins.
Refira-se que os prémios atribuídos às Associações/Organizações, Modistas/Costureiras e Modelos foram de 400 euros para os primeiros lugares, 200 para os segundos e 100 para os terceiros, com a particularidade de respeitarem a compras no comércio local, assumindo-se assim como um modo de promover o comércio de proximidade. Houve ainda lembranças de participação para todas as candidaturas.
António Tavares

10/09/2025
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
10/09 a 30/09
Cores em movimentoBiblioteca Municipal de Proença-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video