Politécnico comemora 45.º aniversário
O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) celebrou o 45.º aniversário, dia 28 de outubro, numa cerimónia que decorreu no auditório da Escola Superior de Tecnologia (EST) de Castelo Branco e que teve início um momento musical com estudantes da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco, com João Alves na guitarra clássica, Eduarda Dias na voz e Francisco Martins no acordeão.
A sessão solene contou com intervenções dos presidentes do Politécnico, António Fernandes; da Associação Académica, Alexandre Pinto Lobo; do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Maria José Fernandes; da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues; e do Conselho Geral do Politécnico, João Carrega, que reforçaram o papel central do Politécnico na formação de profissionais qualificados e na promoção da coesão territorial.
António Fernandes destacou o percurso de transformação e crescimento da instituição e sublinhou a evolução positiva na captação de estudantes, na oferta formativa, na investigação e na modernização das infraestruturas, evidenciando projetos de requalificação e novas residências estudantis. Reforçou o compromisso do Politécnico em promover ciência, conhecimento e inclusão, defendendo que o Ensino Superior deve ser acessível a todos. Expressou gratidão à comunidade académica, às entidades parceiras e aos autarcas homenageados, enaltecendo o papel dos diplomados como embaixadores do Politécnico e impulsionadores do progresso regional.
Concluiu com uma mensagem de ambição e continuidade, afirmando que “o Politécnico tem que estar na região, ser valorizado pela e para a região”, porque o futuro se constrói com conhecimento, investimento e compromisso coletivo.
Seguiu-se a entrega dos Prémios de Mérito Escolar e Institucional que reconheceram docentes e estudantes de excelência.
O Prémio Repositório Científico foi atribuído ao docente Ernesto Candeias Martins, distinguindo o seu contributo para a valorização da produção científica da instituição.
Os Prémios de Mérito Escolar, patrocinados por diversas entidades parceiras distinguiram os estudantes com melhor desempenho académico nas escolas do Politécnico.
A cerimónia foi também palco da entrega dos prémios do Concurso Poliempreende Regional, que incentiva o empreendedorismo em contexto académico. O momento seguinte da cerimónia foi dedicado à homenagem aos colaboradores com 25 anos ao serviço da instituição. As medalhas comemorativas, da autoria do escultor e docente da ESART José Simão, foram entregues pelo presidente, António Fernandes, e pelos vice-presidentes Ana Ferreira e Nuno Castela.
Seguiu-se uma homenagem a antigos estudantes do Politécnico que se destacaram como autarcas na região, nomeadamente António Luís Beites Soares, Armindo Jacinto, João Lobo, João Paulo Catarino, Luís Pereira e Ricardo Aires.