Edição nº 1921 - 19 de novembro de 2025

Associação comemora Dia da Diabetes

A Associação de Diabéticos da Beira Baixa (ADBB) comemora, no próximo sábado, a partir das 14h30, no auditório da Escola Superior de Educação (ESE) de Castelo Branco, o Dia Mundial da Diabetes.
A ADBB considera a diabetes uma pandemia silenciosa, devido ao seu impacto global e ao crescimento alarmante de casos. Atualmente, 537 milhões de adultos vivem com a doença, e as projeções indicam que esse número continuará a aumentar nos próximos anos podendo alcançar números a nível global de 630 a 650 milhões de pessoas com diabetes, segundo dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF).
Segundo é adiantado, “na área da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) estão diagnosticados cerca de 10 mil casos, sem contar com os familiares”.
Por isso a ADBB considera que “este crescimento contínuo da diabetes reflete não apenas o aumento populacional e o envelhecimento, mas também mudanças no estilo de vida, como dietas inadequadas e sedentarismo. Regiões de baixos e médios rendimentos/recursos, como a nossa, serão as mais afetadas, onde a falta de acesso a cuidados médicos e diagnósticos precoces, agrava de forma determinante a situação”.
Além disso, é referido que “a IDF alerta que os custos relacionados com o tratamento da diabetes e as suas complicações, continuarão a crescer, pressionando os sistemas de saúde, ao nível nacional e mundial. Daí a importância de investir na prevenção e na educação em saúde, com medidas sustentáveis, de modo a reduzir o impacto dessa doença global, equiparada a pandemia. E aqui a ADBB, pode assumir um papel relevante na economia social, com uma intervenção mais eficaz no combate à diabetes, recorrendo a algumas estratégias, por exemplo, intervenção de proximidade, com programas de ação preventiva de saúde e bem-estar; criação de postos móveis de atendimento com fim de melhorar o acesso no diagnóstico precoce incluindo as áreas rurais da nossa região do interior; continuar a estabelecer parcerias com entidades de saúde, concretizadas já com a Mutualista da Covilhã, Hospital Privado das Beiras, Clinialba - Centro avançado de Oftalmologia; apoio psicossocial e mental, ajudando a lidar com os desafios emocionais da doença; criação de espaços multidisciplinares e realizar campanhas de sensibilização”.
Por isso “abertura da sede da ADBB, é uma prioridade, e acreditamos que a entrada em funcionamento da mesma, irá permitir melhorar de forma substancial o atendimento de proximidade, já que o novo espaço irá ficar dotado de gabinetes para atendimento médico, de enfermagem, de psicologia, nutrição, assistência social e também o projeto corpo em movimento, visando sempre a prevenção e diagnóstico precoce da doença para um público alvo de cerca de 50 mil potenciais utentes”.
A iniciativa conta com a presença de Adalberto Campos Fernandes, antigo ministro da Saúde; Rui Ivo, presidente do Infarmed; Manuel Mega, diretor dos Serviços de Bloco Operatório e Unidade de Cirurgia de Ambulatório ULSCB; e Ana Figueiredo, médica ULSC, Hospital dos Covões/Unidade Dia Diabetes.
O evento contará também com o acesso ao rastreio de diabetes, numa carrinha cedida no âmbito de parceria, pela Mutualista da Covilhã, totalmente equipada, e ainda com enfermeiros da Escola Superior de Saúde de Castelo Branco (ESALD), no âmbito de protocolo entre o IPCB e ADBB.

19/11/2025
 

Em Agenda

 
07/11 a 11/01
MemóriasGaleria Municipal de Proença-a-Nova
05/12 a 10/01
10/12 a 05/01
Concurso e PresépiosBiblioteca Municipal José Cardoso Pires, Vila de Rei
tituloNoticia
14/12 a 21/12
20/12
Os Cavaleiros Templários Pinoteca José Barata de Castilho, Castelo Branco
20/12 a 21/12
Mercado de NatalJardim da Nossa Senhora da Guia, Vila de Rei
tituloNoticia
21/12
Vamos Cantar ao Deus MeninoIgreja Matriz de Alcains
tituloNoticia
21/12 a 28/12
Concertos de NatalVila de Rei e São João do Peso

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video