NO TEATRO ESTÚDIO SÃO VEIGA
Ajidanha estreia O Torcicolo
A Ajidanha estreia, na próxima sexta-feira, 19 de dezembro, às 21h30, no Teatro Estúdio São Veiga, em Idanha-a-Nova, a sua nova produção teatral, O Torcicolo. A peça volta a ser levada à cena no próximo sábado, 20 de dezembro, às 21h30, e no próximo domingo, 21 de dezembro, às 17 horas.
Com encenação de José C. Garcia, a peça é interpretada por Pedro Grácio, Pedro Ramalhete, Rui Pinheiro e Sofia Miguel. Paulo Vaz está encarregue da técnica de luz e som e Miguel Gigante dos figurinos.
O Torcicolo é uma alegoria de desvio, uma tragédia geométrica, e um exercício físico sobre a arte de não alinhar. Um espetáculo sobre os ângulos retos do poder. O poder pode começar num músculo? Um músculo que liga o olhar ao corpo, o corpo à ordem, e a ordem à obediência. Chama-se esternocleidomastoideu, e dobra-se facilmente. Quando ele se contrai, o mundo inclina-se.
A cabeça quer ver uma coisa, o corpo insiste noutra.
Entre o ver e o obedecer nasce o torcicolo: um erro de geometria, uma falha moral, uma pequena revolta anatómica.
O país tenta curar-se da inclinação.
Mas há músculos que se recusam a alinhar.
E talvez seja aí, nesse leve desvio do pescoço, que comece a liberdade.