Alunos de Proença-a-Nova fazem visitas de estudo
Os alunos dos cursos profissionais do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova estiveram envolvidos, dia 21 de novembro, em duas visitas de estudo, tendo a oportunidade de descobrir as novas realidades dos setores de Tecnologia e Hotelaria/Restauração, áreas cruciais para o desenvolvimento profissional.
Os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º anos do Curso Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos (TGEI) rumaram à Lisboa Games Week (LGW). A maior feira de videojogos e entretenimento digital do País, que se revelou um laboratório de inovação para os futuros técnicos. Enquadrado em diferentes disciplinas técnicas do curso, os alunos puderam testar computadores de última geração, periféricos de gaming e realidade virtual (VR), ter contacto direto com programadores, streamers e empresas do setor, permitindo aos estudantes compreender melhor as tendências do mercado de trabalho. A visita possibilitou a validação de conhecimentos adquiridos em sala de aula, especialmente nas áreas de montagem e manutenção de sistemas de alto desempenho, com o conhecimento adquirido nas disciplinas de Sistemas de Arquitetura de Computadores (SDAC), Instalação e Manutenção de Equipamentos Informáticos (IMEI) e Comunicação de Dados (CDD).
Em paralelo, os alunos do 2.º ano do Curso de Técnico de Restaurante/Bar (TRB) visitaram a Decor Hotel, a mais importante feira profissional de design e equipamento para hotelaria. Esta experiência teve como objetivo alargar a visão dos futuros profissionais sobre o ambiente em que irão trabalhar. Neste evento, os alunos contactaram com as mais recentes tendências em mobiliário, decoração de interiores, fardamento e equipamentos de cozinha, compreendendo a importância do design para a experiência do cliente, sendo que a visita lhes permitiu perceber a ligação direta entre a qualidade do design de um espaço de restauração/bar e a qualidade do serviço prestado. O contacto com fornecedores e designers de topo enriqueceu a sua perspetiva sobre a gestão e mise en place de espaços premium, possibilitando ter noções de como se encontram as tendências de mercado, e com base nos essenciais conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Serviço de Restaurante Bar (SRB) e de Cozinha de Restaurante (CR), complementado com as orientações das disciplinas de Turismo, Gestão e Marketing (TGM).