Edição nº 1928 - 7 de janeiro de 2026

Prémio de Boas Práticas Locais de Promoção da Resiliência está entregue

A Câmara de Castelo Branco recebeu, dia 11 de dezembro, o Prémio de Reconhecimento de Boas Práticas Locais de Promoção da Resiliência, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). O projeto Sistema de Prevenção de Inundações, desenvolvido pelos Serviços Municipalizados de Castelo Branco e pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, foi o vencedor desta terceira edição, que teve a cerimónia de entrega no Cineteatro Municipal João Mota, em Sesimbra.
Recorde-se que o sistema começou a ser implementado em 2022 e permite detetar precocemente situações de risco e minimizar os impactos das inundações. Para tal, utiliza uma estrutura metálica que levanta as grelhas dos sumidouros e assegura que o escoamento das águas pluviais decorra sem obstruções causadas por lixo, folhas ou outros resíduos.
A estrutura tem também a função de alertar peões e condutores quando o sumidouro se encontra submerso.
O projeto integra, igualmente, uma componente de sensibilização, incentivando os munícipes a adotar boas práticas nas suas habitações, nomeadamente a limpeza dos sistemas pluviais sob a sua responsabilidade.
Segundo é avançado, “desde a sua utilização, o sistema tem contribuído para uma redução significativa do número de inundações, comprovando a sua pertinência e eficácia”.
Na sua avaliação, o júri decidiu atribuir o Prémio ao projeto a Albicastrense, reconhecendo “o seu caráter inovador, simples e económico, designadamente quanto à replicabilidade, com dupla função de prevenção e sensibilização para o risco de inundações, criando, consequentemente, uma maior resiliência do Município de Castelo Branco”.

07/01/2026
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
17/01
Feira Mensal de Colecionismo, Antiguidades e VelhariasAvenida Nuno Álvares, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video