CIMBB participa em Diálogos de Fronteira
A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) marcou presença no fórum Diálogos de Fronteira, que se realizou em San Martín de Trevejo, Espanha. O encontro abordou os incêndios florestais que afetam os dois países, especialmente nas áreas fronteiriças do interior peninsular que compõem a eurorregião EUROACE, que integra o Alentejo, a Região Centro de Portugal e a Extremadura.
O evento contou com a presença de várias entidades nacionais do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, entre as quais a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Agência de Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF).
A participação da CIMBB reforçou o seu compromisso na dinamização de projetos de âmbito internacional, como o Vespra, já concluído, dedicado ao aperfeiçoamento dos mecanismos de gestão de risco associados a incêndios florestais, eventos meteorológicos extremos e dispersão de poluentes em grandes áreas; o Vera, focado no reforço da cooperação e coordenação entre as agências de proteção civil dos dois lados da fronteira; o Climaax, centrado no desenvolvimento de recursos e ferramentas adaptadas para a avaliação de riscos climáticos; e o REHUBS, orientado para a capacitação das comunidades rurais, promovendo o aumento da sua resiliência face às alterações climáticas.
Estes projetos, dois transfronteiriços e dois pan-europeus, focam-se na preparação da resiliência do território e na capacitação das populações e das entidades em face das consequências das alterações climáticas, nos domínios ambiental e de proteção civil, especialmente os fogos rurais e as ondas de calor.
No fórum foi abordada a urgência de reforçar a cooperação transfronteiriça na gestão e prevenção de incêndios, depois dos fogos florestais do verão de 2025.
O abandono populacional do Interior e a necessidade de capacitação da comunidade foram dois problemas comuns discutidos entre as instituições dos dois países.