CAMPEONATO NACIONAL DE CADETES
Grecu é vice-campeã nacional e Martim Louro é bronze
Nos passados dias 24 e 25 de janeiro, realizou-se em Aveiro, na Nave da Caixa Universitária, o Campeonato Nacional de Cadetes (Sub-18) e o Campeonato Nacional de Equipas de Cadetes, reunindo os melhores jovens judocas do país entre os 15 e 17 anos.
Em grande evidência esteve a judoca Beatriz Grecu, da Escola de Judo Ana Hormigo (EJAH) que entrou em prova como cabeça de série número 1, resultado do título de vice-campeã nacional, alcançado na época anterior. Na primeira ronda, derrotou a atleta da ULHT por ippon; de seguida, venceu a judoca do Ippon Spirit (Lisboa) e, na meia-final, levou a melhor sobre a adversária da Academia Chuchin. Na final, frente à atleta de Aveiro, do 4Judo, acabou por ceder no combate de solo, conquistando assim a medalha de prata. Beatriz Grecu repete o feito do ano anterior, sagrando-se novamente vice-campeã nacional na categoria de -48 kg.
Outro grande destaque foi Martim Louro, na categoria -60 kg, que conquistou de forma brilhante a medalha de bronze. Martim iniciou a competição a eliminar um cabeça de série, atleta do CAAL, por pontuação máxima, seguindo-se a vitória frente ao judoca do JC Gaia. Nas quartas-de-final, acabou por ser afastado pelo atleta da ULHT, num combate bastante disputado. Já na repescagem, Martim venceu os atletas do Charnequense e do Sport Algés e Dafundo. No combate decisivo pelo bronze, num duelo épico que se prolongou para Golden Score, venceu por pontuação máxima o atleta do Ginásio Clube Português.
Participaram ainda Beatriz Barata (-48 kg), Madalena Cruz (-57 kg), Alexandre Silva (-50 kg), Rodrigo Calças (-73 kg), Daniel Ribeiro (-90 kg) e Tomás Dias (+90 kg), todos representantes da escola albicastrense.
No segundo dia de competição, foi a vez das provas por equipas. A equipa feminina da EJAH foi composta por Beatriz Grecu, Beatriz Barata, Madalena Cruz, Lavínia Souza e Giovana Aznar, enquanto nos masculinos, a equipa alinhou com Alexandre Silva, Martim Louro, Rodrigo Calças, Filipe Campos (atleta do Judo Force do Porto), Tomás Dias e Daniel Ribeiro.
Ambas as equipas não conseguiram ultrapassar o primeiro encontro, com as femininas a perderem frente ao FSAL de Lisboa por 3-2 e os masculinos frente ao Charnequense por 4-1. De destacar que Martim Louro venceu o Campeão Nacional em título na competição por equipas, embora esse resultado não tenha sido suficiente para garantir a vitória no encontro.
Nas repescagens, as equipas voltaram a não conseguir superar os adversários.
Apesar dos resultados coletivos, o balanço final é muito positivo, colocando os judocas albicastrenses na órbita dos trabalhos da Seleção Nacional, já no próximo mês de fevereiro, garantindo ainda o apuramento para a Taça da Europa, a realizar-se, em Portugal, no mês de maio, prova de qualificação para os Campeonatos da Europa e do Mundo.
Os atletas foram acompanhados pelos treinadores Ana Hormigo e Abel Louro.