Prémios Manuel Cargaleiro têm inscrições abertas
A Fundação Manuel Cargaleiro tem aberta a chamada da primeira edição dos Prémios Manuel Cargaleiro. Uma iniciativa que pretende incentivar e apoiar financeiramente a criação artística contemporânea em Portugal, através da atribuição de bolsas de estudo e apoios diretos à produção artística.
As candidaturas decorrem até 15 de fevereiro e destinam-se tanto a estudantes e jovens artistas em início de percurso, como a artistas já estabelecidos, dependendo da categoria de candidatura.
O diretor da Fundação Manuel Cargaleiro, Gonçalo Garcia Magano, realça que “o Mestre Cargaleiro acreditava profundamente no poder transformador da arte e na importância de apoiar quem está a começar”, para realçar que “estes prémios dão continuidade a esse legado, apostando na nova geração de criadores e no estímulo à produção artística em Portugal”.
Os Prémios Manuel Cargaleiro irão premiar o talento e a inovação, e financiar bolsas de estudo e apoio à criação, reforçando o compromisso da Fundação com a valorização da arte, da educação e da continuidade do legado do Mestre.
O júri é composto por figuras de destaque da arte contemporânea portuguesa, entre as quais o artista Vhils (Alexandre Farto), a pintora Graça Morais e Sandra Vieira Jürgens, curadora da Coleção de Arte Contemporânea do Estado.
As candidaturas deverão ser submetidas exclusivamente on-line através do site oficial da Fundação. Os projetos finalistas serão apresentados numa grande exposição coletiva, a inaugurar em setembro de 2026, e a iniciativa culminará com a cerimónia de entrega dos prémios, prevista para outubro do mesmo ano.
Os Prémios Manuel Cargaleiro marcam também o início das Comemorações do Centenário do Nascimento do Mestre (1927–2027), um programa que se prolongará até ao final de 2027.