Edição nº 1932 - 4 de fevereiro de 2026

NO PRÓXIMO SÁBADO, 7 DE FEVEREIRO, PELAS 16 HORAS
Tomás, a caminho da Luz Eterna lançado no Auditório de Proença

O Auditório Municipal de Proença-a-Nova recebe, no próximo sábado, 7 de fevereiro, às 16 horas, a sessão de apresentação do livro Tomás, a caminho da Luz Eterna, da autoria de Ana Margarida Cardoso.
A obra nasce da vontade de não deixar desvanecer as memórias de vida de Tomás, filho da autora e do seu companheiro Rui Cardoso, natural da Lameira D’ Ordem, Freguesia de São Pedro do Esteval, do Concelho de Proença-a-Nova. Atualmente, o casal reside em Évora.
Na apresentação da obra é referido que “com uma narrativa emocional e profundamente sincera, o livro constitui uma homenagem à vida de Tomás, descrito pela autora como «um jovem cheio de vida e amor, uma verdadeira inspiração». A obra aborda a dor da perda de um filho e questiona o sentido da vida, procurando, ao mesmo tempo, ser uma fonte de inspiração para jovens e adultos que procuram refúgio e esperança”.
Tomás faleceu no dia 11 de outubro, a um sábado. Poucos dias depois, Ana Margarida Cardoso iniciou a escrita do livro, num processo intenso e espontâneo, adiantando que “na quarta-feira, após o funeral, comecei a escrever o livro. Surgiu-me uma força extra e uma necessidade enorme de escrever. Eu sou da área dos números, não das letras, mas as palavras iam surgindo naturalmente. No domingo o livro já estava escrito”.
Com cerca de 100 páginas, a obra foi rapidamente acolhida por uma editora, permitindo um processo de publicação célere. O primeiro lançamento oficial decorreu em Évora, a 15 de dezembro, onde foram vendidos cerca de 400 exemplares. A apresentação em Proença-a-Nova surge agora por sugestão de Rui Cardoso, como forma de trazer o livro, a história e a homenagem à sua terra natal.
Ana Margarida Cardoso afirma que “achámos que fazia todo o sentido apresentar o livro em Proença-a-Nova”, porque “houve pessoas daqui que estiveram presentes em Évora, mas muitas não conseguiram deslocar-se”.
Para além do livro, a família tem em curso outros projetos de homenagem, incluindo o lançamento de uma marca direcionada ao público jovem, com o objetivo comum de manter viva a memória de Tomás, com Ana Margarida Cardoso a destacar que “o que eu menos quero é que o Tomás seja esquecido. Ele era uma pessoa muito especial e tem de ser lembrado sempre”.

04/02/2026
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
24/01 a 28/03
Well-being SceneryGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
06/02
Do Barro ao Som – Homenagem a CargaleiroMuseu Cargaleiro, Castelo Branco
12/02
A Experiência da PoesiaBiblioteca Municipal António Salvado, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video