Edição nº 1933 - 11 de fevereiro de 2026

NO PRÓXIMO SÁBADO, 14 DE FEVEREIRO, DIA DOS NAMORADOS, A PARTIR DAS 16 HORAS
Alma Azul leva A Invenção do Amor à Biblioteca de Alcains

A Alma Azul, em parceria com a Biblioteca de Alcains e a Câmara de Castelo Branco, realiza, no próximo sábado, 14 de fevereiro, a partir das 16 horas, na Biblioteca de Alcains, uma nova experiência poética, com a leitura integral do poema de amor e liberdade A Invenção do Amor, de Daniel Filipe, em 12 intervenções previamente selecionadas.
A proposta “é partilhar comunitariamente um poema tão relevante da Literatura Portuguesa”, sendo que além dos leitores ativos que já se inscreveram, a Alma Azul convidou Ana Mónica e Ana Oliveira, responsáveis pelo podcast Desobediência Literária, que ajudarão na dinamização da sessão literária, a terceira em 2026, após a do dia 24 de janeiro, dedicada a Eugénio de Andrade e também realizada na Biblioteca de Alcains, e de A Experiência da Poesia – Todos os Poemas São de Amor, na Biblioteca Municipal António Salvado, em Castelo Branco, no dia 12.
A próxima experiência poética realiza-se em Coimbra, no Café Santa Cruz, no próximo dia 24 de fevereiro, e será dedicada a Camilo Pessanha.
Camilo Pessanha, autor do livro Clepsydra que abre o encontro de poesia O Navio de Espelhos, em Castelo Branco, no próximo dia 1 de março, com a leitura integral do seu único livro, que na edição da Alma Azul, precisamente na coleção O Navio de Espelhos, uma homenagem a Mário Cesariny, conta com um prefácio de Eugénio de Andrade.
A Alma Azul realça que “A Experiência da Poesia é um dos programas mais relevantes da Alma Azul para o ano de 2026, além do encontro de poesia O Navio de Espelhos; o Festival de Língua Portuguesa – A Língua Toda 2026; e a edição da Revista de Artes e Ideias Alma Azul # 11, que assinalará o 27.º aniversário da produtora de atividades literárias, com sede em Alcains, em setembro”.
Recorde-se que A Experiência da Poesia é um programa produzido especialmente para bibliotecas, mas também pode ser dinamizado em outros espaços públicos como parques, jardins, ou lojas do cidadão e centros de dia, além de mercados e estações rodoviárias e ferroviárias onde o cruzamento social é de grande dimensão.

11/02/2026
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
11/02 a 30/04
RequintinhaCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
17/04
Noite de fadosCentro de Convívio de Retaxo
11/04 a 14/06
Acúmulo o Cúmulo e Simulo Simultâneos Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco
28/03 a 26/04
A Última Ceia de Jesus Cristo – a última mas não a derradeira Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
18/04
Estar Vivo Antes de MorrerFábrica da Criatividade, Castelo Branco
19/04
Feira Mensal de Colecionismo, Antiguidades e VelhariasAvenida Nuno Álvares, Castelo Branco
15/04 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video