Edição nº 1961 - 2 de setembro de 2026

PROMOVIDA PELA CÂMARA EM 21 DE AGOSTO
Visita guiada e encenada à presença judaica na história de Penamacor

A Câmara de Penamacor promoveu, dia 21 de agosto, através do Museu Municipal, a visita guiada e encenada A Presença Judaica na Vila de Penamacor, que contou com a participação de cerca de 80 pessoas.
Durante a iniciativa, os caminhantes fizeram uma viagem pela história, pelas memórias e pelo legado da cultura judaica na vila, sendo que o percurso foi enriquecido por diversos momentos musicais alusivos ao período medieval, protagonizados por músicos trajados a rigor, que utilizaram instrumentos da época, entre os quais se destacou a sanfona. Foram interpretados temas sefarditas e outras composições evocativas daquele período histórico.
Esta experiência pretendeu propor uma abordagem diferenciadora ao património e à história local, conjugando história, património, música e representação.
Ao longo do percurso, personagens, episódios e memórias ganharam vida, proporcionando aos participantes uma melhor compreensão da presença e da importância da comunidade judaica na história do Concelho.
A iniciativa pretendeu valorizar e divulgar uma dimensão fundamental da identidade cultural e patrimonial do Concelho, promovendo o conhecimento e a salvaguarda da memória coletiva.

02/09/2026
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
05/08 a 31/10
Vasta é CastelaCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
05/08 a 31/10
Prémios Nobel na Obra de Bertino CordeiroMuseu Municipal de Penamacor
12/09
Amazonas - o Maior Rio do MundoCasa da Cultura da Sertã

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video