Edição nº 1968 - 21 de outubro de 2026

Encontro aborda erradicação da pobreza e exclusão social

A EAPN Portugal – Núcleo Distrital de Castelo Branco, em articulação com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Castelo Branco (CPCJ) e com o envolvimento das entidades parceiras que integram a Comissão Alargada da CPCJ, no âmbito da Semana da Erradicação da Pobreza, que decorre em torno do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, assinalado a 17 de outubro, promove, na próxima sexta-feira, 23 de outubro, das 9h30 às 16h45, no auditório da Escola Superior de Tecnologia (EST) de Castelo Branco, o encontro Crescer com Equilíbrio: O Papel das Redes Sociais e da Família no Futuro das Crianças.
Refira-se que o seminário é acreditado pelo Centro de Formação da Associação de Escolas Alto Tejo (CFAE AltoTejo), constituindo uma oportunidade de valorização e formação para profissionais da área da Educação.
A realização deste encontro insere-se num conjunto de iniciativas que, no âmbito da Semana da Erradicação da Pobreza, procuram promover a sensibilização, a reflexão e a participação da comunidade em torno das situações de pobreza e exclusão social, com particular atenção às crianças e jovens e aos desafios que condicionam o seu desenvolvimento e bem-estar.
Neste sentido, a EAPN Portugal e a CPCJ de Castelo Branco, em conjunto com as entidades que integram a sua rede de parceiros, entenderam ser pertinente criar um espaço de reflexão e diálogo em torno dos diferentes fatores que influenciam o presente e o futuro das crianças e jovens, reforçando a importância de uma intervenção articulada entre a família, a escola, a comunidade e os diferentes serviços e entidades.
Ao longo do dia serão abordadas diferentes perspetivas e experiências sobre temas como Pobreza Infantil em Portugal: Realidade Atual e Impacto no Desenvolvimento das Crianças e Jovens; O Desenvolvimento das Crianças e a Utilização das Redes Sociais na Escola: Impacto na Saúde Mental das Crianças e Jovens; Dinâmicas Familiares: Um Presente para um Futuro Melhor; O papel da família, da escola e da comunidade na promoção do bem-estar das crianças e jovens; ao que se juntam momentos de debate, reflexão e partilha de experiências.
O encontro contará com a participação de profissionais de diferentes áreas, nomeadamente psicologia, pedopsiquiatria, educação, justiça, intervenção social e promoção e proteção dos direitos das crianças e jovens, permitindo cruzar diferentes olhares e experiências sobre uma realidade que exige respostas cada vez mais articuladas.

21/10/2026
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
05/08 a 31/10
Vasta é CastelaCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
05/08 a 31/10
Prémios Nobel na Obra de Bertino CordeiroMuseu Municipal de Penamacor
23/10
All in Gravity Teatro Estúdio São Veiga, Idanha-a-Nova
24/10
Rebuscar o TempoBiblioteca Municipal José Batista Martins, Vila Velha de Ródão
25/10
QuimeraCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video