Nos 40 anos da APPACDM
Homenagem ao médico Fernando Dias de Carvalho
A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco homenageou, Fernando Dias de Carvalho, médico, pediatra e humanista, um dos fundadores da instituição albicastrense, que está a comemorar o seu 40º aniversário. Durante o jantar de homenagem que decorreu, no Best Western Rainha D. Amélia, Maria de Lurdes Pombo, presidente da APPACDM recordou a obra do homenageado ao longo de quatro décadas, em prol da cidade e da região, para além do serviço prestado à comunidade.
Por seu turno, e afinando pelo mesmo diapasão, o médico, Castel-Branco da Silveira, teceu rasgados elogios ao “cidadão que muito contribuiu para a evolução do Hospital, tratando sempre as pessoas com o carinho e a atenção que necessitavam”.
Jorge Neves, presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, considerou o pediatra, como um exemplo de homem, que construiu uma obra relevante para toda a comunidade, pelo que a homenagem prestada, é um agradecimento dos cidadãos que serviu.
Luís Correia, presidente da Câmara de Castelo Branco, elogiou o homenageado pelo seu trabalho desenvolvido em benefício da comunidade, nomeadamente dos mais desfavorecidos, ao afirmar que “trata-se de um homem de enorme valor, sempre pronto para ajudar as pessoas que dele necessitavam”.
Joaquim Morão, presidente da Assembleia-Geral da APPACDM, recordou que o homenageado foi um dos grandes impulsionadores da construção do novo hospital da cidade, para além de resolver inúmeros problemas em prol da região, sempre ao serviço das pessoas.
Emocionado, Fernando Dias de Carvalho agradeceu as palavras dirigidas, revelando que “nunca quis estar no topo da política, mas apenas resolver os problemas que tinha pela frente, colocando as pessoas sempre em primeiro lugar, sobretudo os mais necessitados”.
José Manuel Alves