18 dezembro 2013

Programa PARTIS
Há Festa na Aldeia nos pré-selecionados

Festa na aldeia.jpgO projeto Há Festa na Aldeia, da EcoGerminar, Terceira Pessoa e Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense (ETEPA) foi um dos 22 projetos pré-selecionados para apoio do programa PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social, da Fundação Calouste Gulbenkian. Um programa a que foram apresentadas 214 candidaturas a nível nacional.
No seguimento dessa pré-seleção a EcoGerminar e a Terceira Pessoa participaram dias 3 e 4 deste mês, num workshop do PARTIS.
De acordo com as três partes envolvidas “a parceria entre estas associações aconteceu no sentido de criar um projeto de forte impacto artístico e social na região de Castelo Branco, sendo inicialmente implementado na União das Freguesias do Freixial e Juncal do Campo”.
Para Marco Domingos, da EcoGerminar, e Nuno Leão, da Terceira Pessoa, “é através de parcerias sustentáveis como esta que a nossa região pode crescer de forma sustentável” e acrescentam que “o reconhecimento do valor do projeto por parte de uma fundação como a Gulbenkian dá-nos confiança e dignifica o nosso trabalho”, concluindo que “esta é, para nós, mais uma prova de que existe riqueza humana, social e artística no nosso território e que se justifica a aposta neste tipo de projetos de forte proximidade com as populações”.
Há Festa na Aldeia tem como ideia de partida a participação e capacitação das comunidades do Freixial e Juncal do Campo para o desenvolvimento de iniciativas culturais e artísticas, como estratégia de desenvolvimento local.
Assim, “ao longo do projeto acontecem várias assembleias comunitárias, nas quais os participantes identificam interesses, necessidades e oportunidades de desenvolvimento local. Depois serão envolvidos em várias oficinas de expressão artística onde criarão vários objetos artísticos e preparam as festas na aldeia, que pretendem ser momentos de celebração como forma de expressão rural da manifestação de uma cidadania participativa e ativa”.
Para além disso, será ainda realizado um documentário sobre todo o processo de trabalho, de modo a divulgar a metodologia de projeto, no sentido de o poder replicar noutros territórios.

18/12/2013
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video