2 outubro 2013

Com a participação de diversos artistas
Biblioteca leva poesia a mais de 650 pessoas

A iniciativa Poesia, um dia, organizada pelo segundo ano consecutivo pela Biblioteca Municipal José Baptista Martins, de Vila Velha de Ródão, para celebrar o seu aniversário, teve uma enorme adesão. Mais de 650 pessoas de todas as idades tiveram a possibilidade de se relacionar com a obra artística de poetas, artistas plásticos, músicos, atores e editores que, entre os dias 19 e 21 de setembro, estiveram em Vila Velha de Ródão, para ajudar a Biblioteca e promover o gosto pela leitura de poesia.
Considerado um género maior da literatura, os livros de poesia não são, contudo, muito lidos pelos frequentadores das bibliotecas públicas.
Eventos como o Poesia, um dia pretendem alterar essa situação criando contextos extraordinariamente aprazíveis para desfrutar do texto poético.
Em Ródão, os cenários encontrados para a leitura de poesia e as conversas em torno da mesma foram os mais emblemáticos do seu património histórico e natural.
No rio, de dia e também numa noite de luar, decorreram estimulantes momentos de leitura de poemas que estiveram a cargo dos seus autores, Jaime Rocha, Miguel Manso, Carlos Alberto Machado, Ilda Pires, Silvério Dias, Margarida Vale de Gato, Albano Matos, Gonçalo Salvado, da editora Elsa Ligeiro e de artistas de teatro como Cristina Paiva ou Fernando Ladeira, e também de leitores que quiseram ajudar a propagar o texto poético.
Nas mais de 30 horas de atividades do evento, houve tempo para a formação de novos públicos com a realização de ateliês de escrita, de leitura e de expressão plástica, ou para adquirir livros de poesia a preços muito baixos. Houve ainda tempo para as crianças ficarem a conhecer Fernando Pessoa pela mão da Associação Artística Andante e do seu espetáculo Afinal o caracol, ou para ouvir o poeta António Salvado falar, com enorme sabedoria, sobre religião e poesia.
Durante o evento, foi ainda visionado, em primeira mão, o filme Bibliografia, realizado pelo poeta Miguel Manso com o seu irmão.
Os participantes puderam também assistir, no miradouro do Almourão, a um extraordinária leitura encenada da peça de Jaime Rocha O regresso de Ortov, pelo grupo de teatro do CDRC de Vila Velha de Ródão.
Finalmente, houve ainda quem tivesse desfrutado de uma viagem de comboio Lisboa-Ródão com leitura de poesia personalizada feita pelo ator Paulo Lages.
Ler e ouvir poesia tornou-se um hábito durante três dias em Vila Velha de Ródão.

02/10/2013
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video