23 outubro 2013

Termas de Monfortinho
António Espírito Santo homenageado com busto nas Termas de Monfortinho

A Câmara de Idanha-a-Nova homenageou António Espírito Santo Silva Salgado, do Grupo Espírito Santo, falecido em 2011, com a instalação de um busto em sua memória numa praça das Termas de Monfortinho.
A obra foi inaugurada dia 4 deste mês, com o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, a recordar o percurso de António Salgado como “gestor, empresário e grande amigo desta região”, à qual prestou “inestimável contributo para o seu desenvolvimento”.
O autarca lembrou que durante a sua vida como empresário, António Salgado assumiu no Concelho de Idanha-a-Nova “funções de gestão empresarial, tendo sido representante e responsável do Grupo Espírito Santo, que fez um grande investimento na remodelação de unidades hoteleiras e balneário termal, e foi revitalizador do turismo cinegético, turismo de natureza, turismo termal e touring cultural e paisagístico. Foi ainda percursor de novas ideias a aplicar ao turismo de natureza, tendo tido forte influência positiva na cooperação entre a exploração cinegética e a preservação do meio ambiente e da biodiversidade.
Armindo Jacinto lembrou ainda a ligação sentimental de António Salgado a “todo o Concelho de Idanha-a-Nova, e particularmente às freguesias de Monfortinho, Penha Garcia, Salvaterra do Extremo e Rosmaninhal”, bem como a “sua generosidade, empenhamento pessoal e profissional”.
Presente na homenagem, o presidente do Grupo Espírito Santo, Ricardo Espírito Santo Silva Salgado, lembrou a obra desenvolvida pelo irmão no Concelho de Idanha-a-Nova, ao afirmar que “acredito que tenham sido pelo menos 24 anos dedicados a Monfortinho, à Beira Baixa, à Herdade da Poupa, ao Vale Feitoso, e o seu trabalho foi sem dúvida de uma dedicação extrema”.
Ricardo Salgado agradeceu “a todos os participaram no grande projeto” impulsionado por António Salgado, “que só agora começa a ser reconhecido internacionalmente, mas que traz grandes vantagens para o futuro da região”.
Salientou ainda que o projeto impulsionado por António Salgado continua e continuará a ser apoiado pelo Grupo Espírito Santo., lembrando que através de um fundo de investimento internacional estão a ser apoiados a Herdade de Vale Feitoso e o complexo termal e hoteleiro das Termas de Monfortinho.
Fernanda Seijo que atualmente dá continuidade ao projeto da Herdade da Poupa, apoiada pelo Grupo Espírito Santo, realçou o potencial desta região raiana.
O busto em homenagem a António Salgado foi criado pelo escultor José Luís Agudo, com a colaboração do arquiteto Mário Benjamim e da construtora Grupo Casa Costa.

23/10/2013
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video