23 outubro 2013

DESASSOSSEGO - José Lagiosa
Estabilização

jose lagiosa.jpg

Após o 25 de Novembro, finalmente, assistiu-se a um estabilizar do sistema político, que nos conduziria às primeiras eleições legislativas, pós 25 de Abril.
Com esta acalmia política, os trabalhos da Assembleia Constituinte retomaram a normalidade, vindo a ter a sua sessão de aprovação e promulgação a 2 de abril de 1976. Na votação global do projeto de Constituição, todos os partidos votaram a favor, com exceção do CDS.
Reposta a legitimidade democrática, aprovada a Constituição, avançou-se para as primeiras eleições democráticas pós Revolução.
As mesmas aconteceram a 25 de abril de 76, precisamente dois anos após a Revolução dos Cravos.
Dessa eleição acabaria por sair vencedor o Partido Socialista, com Mário Soares a assumir a liderança do 1º Governo Constitucional, legitimamente sufragado pelos portugueses.
Aqui ficam os resultados dessa eleição:
Partido Socialista, 34,89 por cento, 107 deputados;
Partido Popular Democrático, 24,35 por cento, 73 deputados;
Centro Democrático Social, 15,98 por cento, 42 deputados;
Partido Comunista Português, 14,39 por cento, 40 deputados;
União Democrática Popular, 1,67 por cento, 1 deputado.
Para este resultado eleitoral contribuíram imensas pessoas nas quais tenho a honra de me incluir. À data era, ainda, funcionário da Juventude Socialista e conjuntamente com os meus camaradas João Franco e Reinaldo Oliveira, contribuímos grandemente para esta vitória eleitoral, com a nossa militância e empenho, numa campanha eleitoral memorável em que acompanhámos Mário Soares durante 3 semanas .desassossego.jpg
Essa história será contada nas duas próximas crónicas, pois foram três semanas plenas de histórias e peripécias que justificam, perfeitamente, serem relatadas em pormenor.

 

22/10/2013
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video