PROVA DISPUTADA NO MONTE DAS AREIAS, NA ZEBREIRA
Cães pastores em competição ibérica
O Monte das Areias, na Zebreira, Concelho de Idanha-a-Nova, foi palco, entre os dias 15 e 17 deste mês, do primeiro Campeonato Ibérico de Pastoreio.
Aprova, aberta a todos os participantes, foi disputada por 19 conjuntos, cães e respetivos condutores, oriundos de Portugal, Espanha e ainda de França.
As capacidades dos cães pastores foram testadas em quatros provas de qualificação que, no seu decurso, apuraram os 10 melhores para a final de dia 17.
Na prova final o vencedor foi o conjunto português composto por Pascal Cacheux e pela border collie Lyn. O segundo lugar coube ao português Emanuel de Freitas, condutor do border collie São Roque Tagus. O último lugar do pódio foi ocupado pelo conjunto francês Michel Bastanes-Hort e Gjyn.
Esta competição contou com um júri internacional, sendo que os melhores conjuntos portugueses e espanhóis foram selecionados para representar os respetivos países no próximo Campeonato Mundial de Pastoreio, que se realiza na Escócia, em setembro do próximo ano.
A prova, que foi organizada pela Associação Portuguesa de Utilizadores de Cães Pastores (APUCAP) e da Associação Espanhola de Border Collie de Trabalho (ACBT), contou com o apoio da Câmara de Idanha-a-Nova, com a vice-presidente da autarquia, Idalina Costa, a destacara as potencialidades do território para acolher eventos de pastoreio. Expressando a intenção da Câmara em continuar a dinamizar esta atividade, a autarca manifestou ainda o desejo que um número crescente de rebanhos possa percorrer as planícies de Idanha-a-Nova.