Iniciou a aprendizagem aos oito anos de idade
Chef Tiago Lucas exímio em culinária
O jovem albicastrense, Tiago Lucas, 13 anos, excelente aluno da Escola João Roiz, reside com os pais e o irmão, no Bairro do Valongo, em Castelo Branco. Aos oito anos, começou a aprender a cozinhar, um sonho que viria a tornar-se realidade quando fosse adulto, em ser um exímio artista em culinária. “Com o passar dos anos, interessei-me pelas receitas culinárias, aprendendo a fazer pratos variados, sempre do agrado dos meus pais, irmão, familiares e amigos, que elogiam a minha arte”, diz o jovem com orgulho.
No dia que a nossa reportagem visitou a sua casa, Tiago Lucas, transmitiu-nos a imagem de estarmos perante um jovem culto, educado e com enorme talento, sempre pronto para as perguntas que lhe fizemos. “Penso que nos dias de hoje, tremos que ter postura, sabermos o caminho que pretendemos atingir, nunca descurando os estudos, que no futuro poderão ser importantes para a nossa vida”, assegura.
Posteriormente fomos à sua cozinha, onde presenciamos a preparação do prato do dia, composto por bacalhau com broa, bem acompanhado com uma salada mista e regado com refresco de limão. “Este prato é bastante apreciado, demorando cerca de uma hora a ser confecionado, mas diariamente tenho outros pratos criados por mim. Ao longo do dia, sempre que disponho de uns momentos livres, imagino os ingredientes que vou aplicar num outro prato, para servir ao almoço ou ao jantar, pelo que a inovação é constante, e a evolução a nível culinário torna-me realizado e feliz”, afirma Tiago Lucas, que no final convidou-nos para o almoço, servido em ambiente familiar e com alegria de todos os presentes, que não se cansaram de elogiar o “Chef” de culinária.
José Manuel Alves