31 Julho 2013

Castro Almeida inaugura Centro de Empresas Inovadoras de Castelo Branco
“Esta obra antecipa o futuro”

incubadora.jpgCastro Almeida, depois de visitar a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica não poupou elogios à Câmara Municipal de Castelo Branco e em especial ao seu presidente, Joaquim Morão.
“Esta obra antecipa o futuro, não tenho dúvidas. Está na linha daquilo que vai ser a responsabilidade dos municípios no futuro”, disse o governante que aproveitou ainda o momento para recordar que o tempo em que as câmaras municipais andaram concentradas nas infraestruturas básicas e nos equipamentos escolares e de saúde terminou.
“Não vou dizer que a partir de agora tudo muda, mas tem de haver uma inflexão. O grande objetivo já não são os equipamentos e infraestutturas. O desafio dos municípios agora passa pela criação de empregos e de riqueza”, sublinhou o governante.
Aliás, segundo Castro Almeida, hoje Castelo Branco dispõe de equipamentos “iguais ou melhores do que aqueles que existem nas cidades do centro da Europa”. A diferença está basicamente na falta de rendimento dos portugueses e para que haja esse rendimento são necessários empregos, “bons empregos” que promovem igualmente “bons salários”.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Regional não tem dúvidas em referir que as empresas de base tecnológica são um setor de grande competitividade.
Por outro lado, sublinha que as escolas e nomeadamente as instituições de ensino superior devem estimular o empreendedorismo. “Também acredito que o empreendedorismo se ensina e aprende. Há falta de ensino de empreendedorismo no país. Castelo Branco deu um passo no sentido de facilitar o empreendedorismo”, refere.
Castro Almeida elogiou depois o próprio edifício que considerou como um “espaço moderno e sóbrio”. No entanto, recordou que além da infraestrutura será importante haver a ajuda necessária aos jovens empreendedores, nomeadamente em serviços jurídicos, comerciais e outros no sentido de lhes facilitar a vida.
Em suma, o governante considera que esta iniciativa da Câmara Municipal de Castelo Branco “vai no caminho certo” e é demonstrativa da “costela empreendedora deste município e deste presidente de Câmara”. Por último, Castro Almeida aproveitou para homenagear Joaquim Morão pela dedicação e pela forma como se comportou como autarca ao longo dos anos, considerando-o um bom exemplo para o país.

Cidade é competitiva
Joaquim Morão disse que o dia é sem dúvida importante para Castelo Branco e a obra inaugurada “vem reforçar a nossa competitividade. A luta hoje passa por sermos competitivos”, recordou o autarca, sublinhando ainda o importante papel que as escolas e o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) têm também junto desta infraestrutura.
O presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco diz que o município desempenhou o seu papel que passa pela criação de condições para poder acolher aqueles que têm ideias e capacidade de iniciativa.
“Não é pela falta de espaço e pelo preço que alguém deixará de criar aqui a sua empresa”, disse o autarca que não tem quaisquer dúvidas em afirmar que a “competitividade é o futuro”.
E neste sentido, recordou que a câmara municipal dotou a cidade de um conjunto de equipamentos no sentido de tornar Castelo Branco numa cidade mais atrativa.
Por outro lado, o autarca explicou que as verbas para a construção do Centro de Empresas Inovadoras vêm do QREN, num pacote total de seis milhões de euros que além de incluir o financiamento para esta nova infraestrutura inclui ainda verbas para outros equipamentos como o Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar já em funcionamento.
A terminar, Joaquim Morão afirmou que “Castelo Branco é hoje uma cidade competitiva”. No entanto, sublinhou ainda que “nunca nada nos foi dado de bandeja”.

31/07/2013
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video