4 dezembro 2013

IV Encontro Distrital de Freguesias decorreu em Alcains
Autarcas primaram pela ausência

O IV Encontro Distrital de Freguesias, que decorreu sábado, na vila de Alcains, ficou marcado pela ausência da esmagadora maioria das freguesias do Distrito de Castelo Branco.
É que de um total de 120 freguesias existentes no Distrito, apenas cerca de duas dezenas marcaram presença em Alcains. Uma situação que Jorge Neves, membro do Conselho Directivo da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), lamentou.
“Lamento que não haja um número de pessoas de acordo com aquilo que se previa”, referiu o autarca, sublinhando que “estamos numa altura muito complicada para as juntas de freguesia”, sobretudo com o surgimento de nova legislação e competências, uma nova Lei das Finanças Locais e até com os problemas que surgiram com a agregação de freguesias.
Jorge Neves diz que não tem justificação para esta ausência e acrescenta que se justificava uma maior presença de autarcas no encontro.
No entanto, sublinha que o debate entre os autarcas presentes foi frutuoso e extremamente importante. Isto porque, permitiu avaliar algumas questões importantes que se passam no Distrito de Castelo Branco ao nível de algumas freguesias. Avaliação essa que serve posteriormente para poder ajudar a resolver alguns problemas e “de os poder levar a quem de direito na altura e no local próprio, por forma a que as freguesias possam sair mais dignificadas e exercer melhor as suas funções”, refere o autarca, também ele presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco.

 

04/12/2013
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video