4 dezembro 2013

em Idanha-a-Nova
Orientação em BTT com elevado nível em 2015

A Taça do Mundo de Orientação em BTT e os Campeonatos da Europa de Jovens, Juniores e Seniores, bem como o Campeonato do Mundo de Veteranos, vão decorrer em Idanha-a-Nova, entre os dias 7 e 14 de junho de 2015.
A competição foi apresentada esta sexta-feira, numa conferência de imprensa realizada no Hotel Fonte Santa, Termas de Monfortinho. O momento registou ainda a celebração do protocolo entre o Município de Idanha-a-Nova e a Federação Portuguesa de Orientação (FPO) para a organização do evento, que também envolve o Núcleo de Évora da Associação dos Deficientes das Forças Armadas.
Neste acontecimento internacional, espera-se a presença de cerca de 800 atletas provenientes de vários países a nível mundial, que vão trazer ao concelho de Idanha-a-Nova o espetáculo da Orientação em BTT ao mais alto nível.
Este desporto é dominado por atletas do norte da Europa. “São países onde há gente que vive exclusivamente da Orientação, países onde o investimento é grande e que trarão grandes delegações até nós”, referiu o presidente da FPO, Augusto Almeida.
Nos últimos anos, o concelho raiano tem recebido várias atividades e provas de Orientação. Para o presidente da Câmara Municipal, Armindo Jacinto, o sucesso da modalidade no concelho deve-se às “condições orográficas e paisagísticas naturais, mas também aos esforços da autarquia para ir de encontro aos desafios da FPO”.
O Município tem, por exemplo, investido significativamente no levantamento de mapas de Orientação. A expetativa é que as condições de excelência do território conquistem cada vez mais atletas, para ali treinarem durante o ano.
Armindo Jacinto enalteceu ainda o trabalho realizado pela Associação de Cicloturismo de Idanha-a-Nova (ACIN) na preservação e divulgação dos trilhos de BTT do concelho.
O autarca referiu outros investimentos importantes. Já este ano foi criado um Centro BTT em Termas de Monfor-tinho e futuramente serão instalados equipamentos semelhantes em Idanha-a-Nova e Monsanto. A Câmara apoia ainda a classificação das unidades hoteleiras do concelho como “Bikotel”, denominação dada a unidades com boas práticas no acolhimento de ciclistas.


04/12/2013
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video