7 Agosto 2013

Centro de Ciência Viva da Floresta de Proença junta empreendedores e associações do setor
À procura da inovação no medronho

0000125.jpgO principal objetivo da segunda sessão de trabalho da Fileira do Medronho, integrada na Operação Rede de Oficinas de Inovação para o setor Agroindustrial – in_Agri, foi promover a inovação e a ligação a parceiros científicos e tecnológicos.
O encontro realizou-se no dia 13 de julho, no Centro Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova.
O in_Agri, projeto âncora do InovCluster, trabalha para que o centro se torne uma região com condições para o desenvolvimento pela inovação nas empresas das diferentes fileiras do setor agroindustrial, com uma forte dinâmica de ligação com o sistema científico e tecnológico.
Este projeto é uma parceria entre o Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS), a Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra, a Escola Superior Agrária (ESA) do Politécnico de Castelo Branco, o Instituto Pedro Nunes e o Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro.
A sessão de trabalho da fileira do medronho reuniu o conselho técnico-científico da operação com empreendedores e representantes de empresas e associações profissionais do setor e da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro.
Henrique Santos (CERNAS), responsável pelo Projeto In_Agri, abriu a sessão, questionando o processo do despertar de uma inteligência coletiva assente no trabalho em rede dos agentes da cadeia de valor do medronheiro.
A esta intervenção, seguiu-se Ana Salomé Ferreira (CERNAS/in_Agri) com uma súmula das sessões anteriores da fileira do mel, medronho e produtos silvestres, em que anteriormente estava integrada a fileira do medronho. A comissão instaladora da Cooperativa do Medronho apresentou as perspetivas da futura cooperativa.
Os trabalhos tiveram início com um debate moderado por Alexandre Sousa, da Lusotecnalia, em que foram analisados os problemas do setor e possíveis linhas de ação que consigam solucionar essas dificuldades. Desta análise resultaram propostas de trabalho para o desenvolvimento do setor, alicerçadas numa ligação forte entre a produção/transformação e a investigação para a inovação.

 

07/08/2013
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video