15 outubro 2014

Fundos estruturais europeus
Sistemas de incentivos apresentados no Centro de Empresas Inovadoras

O Centro de Empresas Inovadoras (CEI) de Castelo Branco recebeu, dia 1 deste mês, o seminário Sistemas de Incentivo e Oportunidades de Financiamento, organizado pela InovCluster e pelo CATAA, com o apoio do IPCB, da UBI, da AEBB, do NERGA, do FAB LAB e da Câmara de Vila Velha de Ródão.
O encontro, que contou com a presença de mais de 100 participantes, teve como objetivo apresentar aos empresários, empreendedores e profissionais dos diversos setores de atividade na Região as novas formas de acesso ao financiamento com fundos estruturais europeus para o período 2014-2020.
Assim, no encontro foram apresentados os Programas Horizonte 2020 por Maria João Fernandes, do GPPQ e o Portugal 2020, sendo que os quatro programas operacionais, foram explicados por Francisca Carvalheira, da Baker Tilly.
Foram também apresentadas duas oportunidades de financiamento disponíveis para a Indústria e Inovação – Programa +I +I pela Portugal Ventures, por Miguel Barbosa, e o financiamento bancário no Agronegócio, da Caixa Geral de Depósitos (CGD), por Filipe Ravara e Luís Correia.
O seminário contou também com a presença do vereador João Carvalhinho da Câmara de Castelo Branco, que salientou a importância do apoio dos fundos comunitários e de programas como o +Inovação +Indústria, para que possa ser refor- çado o investimento, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, reforçada a competitividade das PMEs e promovida a qualidade e sustentabilidade do emprego.
No âmbito do Programa +I +I, a InovCluster e o CATAA assumem-se como parceiros da Portugal Venture e funcionam como uma porta de entrada para dinamizar o espírito empreendedor existente nos setores mais tradicionais da economia.
João Carvalhinho referiu ainda a aposta que a Câmara de Castelo Branco tem desenvolvido ao nível da dimensão económica, através do apoio dado às pequenas e médias empresas da Região, em sinergia com o trabalho desenvolvido pelas estruturas InovCluster, CATAA e CEI.
Acrescentou que ”aguardamos com expectativa o enfoque previsto no novo quadro comunitário para apoiar as regiões menos desenvolvidas, esperando que esta medida contribua para diminuir as assimetrias regionais que tanto têm penalizado o desenvolvimento deste território e das suas gentes”. Por seu lado, a diretora executiva do InovCluster, Cláudia Domingues, que moderou o seminário, “consideramos extremamente importante esta ação de esclarecimento, quer para o nosso tecido empresarial, quer para as entidades que o apoiam, especialmente agora em que se dá o arranque dos primeiros concursos no âmbito do atual quadro comunitário”.
Avançou ainda que o Inov- cluster e o CATAA vão proceder à organização de seminários mais detalhados no que respeita à temática do Portugal 2020 e do Horizonte 2020, incluindo ao nível dos programas temáticos, dos programas regionais e do Programa de Desenvolvimento Rural.  
Este seminário indicou nas suas principais conclusões que para que as empresas iniciem a sua participação no programa Horizonte 2020 é importante que se tornem visíveis para os potenciais parceiros e que contactem o GPPQ – Gabinete de Promoção do Programa Quadro.
Relativamente ao Programa + I + I, foca-se nas startups ou spin-offs com interesse na internacionalização e estão abertas as candidaturas para aprovação de financiamento. No que respeita ao Portugal 2020, que substituiu o QREN, foram já aprovados os regulamentos do programa e aguarda-se a abertura das primeiras candidaturas durante este trimestre.
O novo programa Portugal 2020, conta com um envelope financeiro de cerca de 25 mil milhões de euros e as pequenas e médias empresas de Portugal terão à sua disposição 6.010 milhões de euros para o investimento na internacionalização e na competitividade.

15/10/2014
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
06/08 a 30/08
Quando a Luz do Teu Corpo Me CegaSociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video