Feira Agro-Agrària na ESA a partir de sábado
A Escola Superior Agrária (ESA) de Castelo Branco apresenta, a partir de sábado até dia 6 de maio, a quarta edição da Feira Agro-Agrária, que decorre na Quinta da Senhora de Mércoles.
O certame inclui a exposição de animais, equipamentos, produtos agrícolas e fatores de produção direta ou indiretamente associados às atividades do setor. O principal objetivo da Feira é realçar perante a comunidade a importância que a agricultura tem na Região e no País, divulgando a Escola Superior Agrária e todos os agentes do setor agrícola e florestal presentes na exposição.
Por outro lado, através desta iniciativa, a ESA pretende sensibilizar os jovens e respetivas famílias para a agricultura, quer enquanto atividade económica, quer enquanto atividade produtiva que está na base da autossuficiência alimentar do País.
Além da componente expositiva, o programa compreende atividades lúdicas (corrida de orientação dentro da Quinta Senhora de Mércoles) e jornadas técnicas científicas, concurso de raças ovinas autóctones, no sentido da conciliação entre o conhecimento e a prática. Desta forma espera-se reforçar nos visitantes a ligação ao território natural nas dimensões lúdica, cultural, e económica.
A Agro-Agrária conta com várias dezenas de expositores onde estão representados produtos regionais, como o mel, os queijos e os vinhos; adubos, fertilizantes e fitofármacos, agricultura biológica, associações agrícolas e florestais, tratores, máquinas e alfaias agrícolas, ovinos, caprinos, equi- nos, bovinos e suínos; artesanato; material para vedações, rega e ordenha.
A mostra conta o apoio das câmaras de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Fundão, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.