AMS-BR Star Paper vence prémio europeu
O projeto de apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência de recursos da AMS-BR Star Paper foi um dos vencedores do prémio European Enterprise Promotion Awards 2014, atribuídos pela Comissão Europeia (CE), quinta-feira, em Nápoles.
O projeto AMS – THINKING AHEAD, da fábrica de papel tissue sedeada em Vila Velha de Ródão, venceu na categoria Apoiar o desenvolvimento de mercados verdes e a eficiência de recursos.
Numa nota enviada à Comunicação Social, o administrador da AMS-BR Star Paper, José Miranda, destacou “a visão, diferenciação e o planeamento estratégico como os segredos do êxito da empresa, que em cinco anos de atividade, atingiu já uma faturação acumulada de 200 milhões de euros”.
José Miranda realçou ainda a “preocupação permanente na redução dos custos energéticos” e a importância estratégica da empresa na “revitalização económica e social” da região onde está inserida.
“Onde outros viam problemas, nós vimos oportunidades. Não há impossíveis nem limites, o que é preciso é visão”, adiantou.
O administrador da AMS-BR Star Paper deixou ainda uma palavra de apreço aos colaboradores da empresa: “é devido a eles que conseguimos todos estes êxitos e que conseguimos sempre thinking ahead’.
O projeto revolucionou o processo industrial tradicional, com a instalação de uma ligação por pipeline ao seu fornecedor de pasta de papel, uma aliança única que reduziu as emissões de CO2 em 11 mil toneladas por ano e deu origem a uma competitividade importante nos mercados externos.
Trata-se de um exemplo de “crescimento ecológico” que criou 155 empregos na região.
Outro projeto nacional que marcou presença e que recebeu uma menção especial, foi o Portugal – FAZÊ-LO, cuja organização esteve a cargo do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Fundação Calouste Gulbenkian.
Além da categoria Apoiar o desenvolvimento de mercados verdes e a eficiência de recursos, são galardoados projetos que promovem o empreendedorismo, a internacionalização de negócios, o investimento em competência empresariais e ainda a categoria Grand Jury.
Para além da empresa portuguesa, foram anunciados mais seis vencedores, 12 finalistas e três menções especiais para o European Enterprise Promotion Awards 2014.