Florestas entre Tracos
12/04 a 24/05
A Galeria Castra Leuca tem patente, a partir do próximo sábado, 12 de abril, até 24 de maio, a exposição Florestas entre Traços, de Luíza Rizzo. Na mostra a artista insere-se no fluxo da paisagem, explorando as relações invisíveis entre a Floresta Amazónica e a Floresta Laurissilva. O seu trabalho não apenas observa, mas escuta a ancestralidade vegetal, transformando o desenho em portal sensorial.
A curadora Sandra Birman destaca como Luíza Rizzo atravessa as fronteiras entre arte e etnobotânica por meio de uma abordagem autoetnográfica, onde desenhar é também um ato de pertencimento. O nanquim e o carvão evocam a materialidade da floresta, capturando ritmos que vão além da simples representação botânica. As suas linhas desdobram-se num movimento contínuo, revelando tanto a paisagem externa quanto sua interioridade.
Como imigrante entre Brasil e Portugal, a artista vivencia o deslocamento como parte de sua identidade. Mais que ecossistemas semelhantes, Amazónia e Laurissilva tornam-se um diálogo sobre memória e pertencimento.