Entre Espacos e Silencios
29/01 a 28/02
A Galeria Municipal de Proença-a-Nova tem patente, até dia 28 de fevereiro, a exposição Entre Espaços e Silêncios, de Marta Martins, uma jovem artista natural de Proença-a-Nova, que apresenta uma coleção de obras de pintura e desenho.
Licenciada em Artes Plásticas, Design e Tecnologias Multimédia, Marta Martins descreve esta exposição como “uma jornada sensorial e introspetiva, que explora os limiares entre as diferentes dimensões, físicas, emocionais e mentais. Os espaços e os silêncios tornam-se protagonistas, desafiando as perceções convencionais e convidando o público a refletir sobre o que reside nos intervalos entre o visível e o não dito.” Para a artista, este é um convite à reflexão sobre a multiplicidade de perspetivas que enriquecem a experiência humana.
A autora destaca ainda que “cada obra é concebida como um espaço de reflexão, um diálogo íntimo, livre de julgamentos ou tabus, que promove o autoconhecimento e a compreensão mútua”.
Na mostra, os visitantes são convidados a explorar criativamente as fronteiras entre o real e o surreal, através de trabalhos que se destacam pela utilização de técnicas como o pastel de óleo e a tinta acrílica.
Com uma abordagem multidisciplinar e experimental, o percurso artístico de Marta Martins reflete uma profunda ligação à exploração de narrativas visuais e emocionais. Apesar de já ter participado em duas exposições em Portugal, a artista reforça a importância de marcar a sua presença no contexto artístico local, onde encontrou as suas primeiras inspirações.