Sertã recebe encontro para debater o futuro das freguesias
A Casa da Cultura da Sertã recebe, no próximo sábado, 19 de setembro, o encontro As Freguesias - que futuro?, organizado pela Delegação Distrital de Castelo Branco da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE). Trata-se de uma iniciativa dedicada à reflexão e ao debate sobre o presente e o futuro das freguesias portuguesas. O encontro decorre entre as nove e as 13 horas, seguindo-se um almoço, e pretende reunir autarcas e diferentes especialistas em torno de alguns dos principais temas que marcam atualmente o poder local.
A proximidade com o cidadão, enquanto característica distintiva das freguesias, estará no centro da reflexão, a par das competências delegadas nas juntas de freguesia e dos meios necessários para assegurar uma resposta eficaz às responsabilidades que lhes são atribuídas.
O programa também olhará para os desafios que o futuro coloca às freguesias e aos territórios, procurando promover a partilha de diferentes perspetivas e experiências sobre o papel destas autarquias num contexto de transformação social, territorial e institucional.
O encontro contará com a participação do presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), Francisco Brito, que levará a debate a perspetiva das freguesias portuguesas e os principais desafios que se colocam atualmente a estas autarquias.
Participa também Tiago Serrão, que é advogado, docente convidado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e especialista em Direito Público, proporcionando um olhar jurídico sobre as competências, responsabilidades e enquadramento das freguesias.
Entre os convidados encontra-se ainda Paulo Fernandes, ex-presidente da Câmara do Fundão e responsável pela Estrutura de Missão para a recuperação do território afetado pela depressão Kristin, sendo que a sua intervenção permitirá abordar os desafios da gestão territorial, da articulação entre diferentes níveis do poder local e da capacidade de resposta dos territórios perante situações de particular exigência.
Completa o painel André Morais, coordenador Municipal de Proteção Civil do Montijo, que acrescentará ao debate a experiência da proteção civil e a importância da proximidade, do conhecimento do território e da articulação entre entidades na prevenção e resposta a situações de emergência.