Concursos de Presépios e de Árvores de Natal foram um êxito e os Reis Magos trouxeram os prémios
O Dia de Reis, 6 de janeiro, foi comemorado em Idanha-a-Nova com a entrega de prémios do Concurso de Presépios de Montra 2014, promovido pela Câmara de Idanha-a-Nova, e do Concurso de Árvores de Natal, organizado pela União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes.
O já tradicional Concurso de Presépios bateu este ano o recorde de participações, com 30 presépios a concurso, divididos por duas categorias.
Na categoria Instituições, Associações e Comerciantes a vencedora foi a Florista Ferrer, de Idanha-a-Nova. O segundo prémio coube ao Centro Social e Paroquial de Penha Garcia, o terceiro à Fábrica da Igreja Paroquial de Monfortinho Cantigas d’Aldeia e o quarto ao restaurante Raiano, de Penha Garcia.
Na categoria Escolas e jardins de infância o primeiro prémio foi atribuído à Escola Básica e Secundária José Silvestre Ribeiro (Turma 8ºA), de Idanha-a-Nova. Em segundo lugar ficou o jardim de infância da MASCAL, do Ladoeiro, em terceiro o jardim de infância de Idanha-a-Nova e em quarto o jardim de infância da Santa Casa da Misericórdia de Idanha-a-Nova.
No que se refere ao Concurso de Árvores de Natal, esta iniciativa contou, na sua edição inaugural, com 27 participações, divididas por três categorias.
Na categoria Espaços Comerciais e Associações o primeiro prémio coube a Manuel Neves Robalo, Unipessoal Lda (oficina de automóveis). Em segundo lugar ficou o Agrupamento 326 de Idanha-a-Nova – Exploradores, em terceiro a Casa do Benfica em Idanha-a-Nova e em quarto o Agrupamento 326 de Idanha-a-Nova – Lobitos.
A categoria Escolas e Infantários foi ganha pela Escola Básica do 1º Ciclo de Idanha-a-Nova, que obteve também o segundo prémio. O terceiro prémio foi para a EB1 e jardim de infância do Ladoeiro e o quarto para o jardim de infância de Idanha-a-Nova.
O Espaço Sénior foi o vencedor na categoria Juntas de Freguesia e IPSS. Em segundo lugar ficou o Lar da Santa Casa da Misericórdia de Idanha-a-Nova, em terceiro a Santa Casa da Misericórdia de Monsanto e em quarto a Junta de Freguesia de Aldeia de Santa Margarida.
Na cerimónia de entrega de prémios, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, destacou a grande mobilização de população e instituições em torno de iniciativas que valorizam as tradições natalícias do Concelho e destacou que “valorizar o Natal nas nossas freguesias é fundamental para que as famílias aqui passem essa época festiva, com ganhos para a autoestima das populações e para a nossa economia”.