14 de outubro de 2015

Cem expositores no Festival
Casqueiro aqueceu fim de semana em Idanha-a-Velha

O Festival do Casqueiro animou, durante o fim de semana, Ida-nha-a-Velha com o pão de fabrico tradicional, que é um dos ex-libris do Concelho de Ida- nha-a-Nova.
Na aldeia histórica os visitantes tinham à sua espera mais de 100 expositores de pão, artesanato e produtos regionais, bem como atividades de animação.
E nem o tempo chuvoso estragou a festa, em que o rei foi o pão a sair sempre quente dos fornos a lenha, não faltando oportunidades para “provar, comprar e levar para casa o casqueiro típico das diferentes freguesias do Concelho de Idanha-a-Nova”, como referiu o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.
O autarca adiantou ainda que “as indústrias de panificação do Concelho estão hoje a exportar para Lisboa e outros pontos do País”.
Por outro lado, a Câmara avança que “os eventos gastro-nómicos são o meio ideal para dinamizar a economia local, desde produtores, a hotelaria ou restauração, valorizar o património cultural e estimular a ligação da diáspora ao Concelho, dando-lhe motivos para regressar temporária ou definitivamente”.
Com base nisto, o presidente da Liga dos Amigos da Freguesia de Idanha-a-Velha (LAFIV), Rui Afonso, afirmou que “são estes eventos que enchem de vida as aldeias”, enquanto o presidente da União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha, Paulo Montei-ro, destacou a oportunidade dos expositores “comerciali-zarem e darem a conhecer os seus produtos a visitantes de todo o País”.

15/10/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
tituloNoticia
09/05
Afonso CarregaCentro Nacional de Cultura, Lisboa
09/05
MilhanasCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
09/05 a 11/05
10/05
Passeio de motasRua do Pombal, Idanha
10/05
Tarde de Tertúlia Casa do Arco do Bispo, Castelo Branco
tituloNoticia
11/05
XIII Passeio  Pedestre  - Rota de S. MartinhoAssociação Juvenil Ribeiro das Perdizes, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video